28 de abril de 2024
Turismo

Os micos da Copa em Natal: navio, Arena, aeroporto, Match, Ponta Negra, mobilidade…

Um dos grandes micos da Copa do Mundo em Natal, quando o navio MSC Divina, com quatro mil passageiros mexicanos, não poderá atracar no porto da capital potiguar, devido à altura da ponte Newton Navarro, foi destaque ontem no portal Panrotas (principal publicação do setor de Turismo) e gerou curiosidade de alguns amigos do Turismo, que ficaram incrédulos com o post.

Aliás, este será apenas um dos micos da Copa em Natal. A Arena, que é exclusiva das Dunas e não resiste às chuvas (no projeto inicial, pelo menos nas maquetes, os gomos avançavam mais e deixavam o estádio quase coberto, lembram?), é outra demonstração de incompetência. Idem em relação ao aeroporto que terá acesso off-road (com ou sem emoção?) e rota no escuro. Trem-fantasma ou montanha-russa?

E a devolução das diárias hoteleiras previamente reservadas pela Match, operadora da Fifa? A Copa é deles, vale lembrar. E a cozinha, idem. Mas os hotéis vão sair perdendo? E vamos completar o “zoológico” da Copa com mais micos. Teremos no mínimo calçadão em Ponta Negra? Claro que não. E as tão divulgadas obras d. e mobilidade? Você aposta em no mínimo um viaduto na Copa?

Bem… Voltemos o mico do navio. Vejam link de post no portal Panrotas, veiculado ontem. Certamente tem gente do Turismo, Brasil afora, que não acreditou no que leu. Seria realmente melhor que o erro, no caso, fosse do jornalista…

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/eventos/msc-divina-nao-atracara-em-natal-na-copa_99089.html

0 thoughts on “Os micos da Copa em Natal: navio, Arena, aeroporto, Match, Ponta Negra, mobilidade…

  • O mico é deles,pois já sabiam que existia a ponte. Com relação ao Arena das Dunas,no jogo Real Madrid x Borússia Dortmund,choveu e fez frio,todos no estádio estavam de capa de chuva,pois o estádio não é coberto.Com relação às obras de mobilidade,o culpado é o povo,idiotas que votaram em Micarla.

    Resposta
  • junior

    eu voto nos ficas limpa e entra um ficha suja,agora acho que nao adianta votar infelizmente! nada muda por isso agora apenas justifico o voto.

    Resposta
  • marcio

    Caro antonio, como blog de turismo o seu se diz ser, acho que textos como o seu sao desnecessario e de nada ajuda o turismo do estado!!!, algumas coisas que voce colocou realmente aconteceram outras ainda nao… entao acho que textos como o seu denegrindo ainda mas o ja sucateado turismo do estado de nada acrescentam a quem quer ver o turismo do estado em outra situacao, fica a dica!!!

    Resposta
  • Edson Sales

    Pepe, tem mais um exemplo: na eurocopa de 2012 na Ukrania, o jogo entre os donos da casa e a frança teve que ser interrompido devido á forte chuva. Enquanto isso, a tv mostrava os ukranianos se divertindo tomando banho nas cadeiras da arena( de alto nível, como uma competição desse porte exige). O complexo de inferioridade propagado por aqui é insuportável! não estou dizendo que as mazelas não devam ser mostradas, mas, se auto ridicularizar é coisa de idiota.

    Resposta
  • Furiba

    Não sabem aquelas garrafas ornamentais com um veleiro dentro? É como o porto de Natal, a garrafa esta quase pronta, e de gargalo estreito, só esta faltando botar o veleiro pra dentro.

    Resposta
  • Furiba

    Não sabem aquelas garrafas ornamentais com um veleiro dentro? É como o porto de Natal, a garrafa esta quase pronta, e de gargalo estreito, só esta faltando botar o veleiro pra dentro. Acho que é fácil de resolver…

    Resposta
  • Leonardo Dias

    Antônio Roberto,
    Tenho uma pergunta. Vc sabe se tem alguma maneira de aumentarmos a altura da ponte? Se existe projetos? E se é possível?
    Leonardo Dias

    Resposta
  • ivan moreira dos anjos

    Aqui em Natal e RN, tudo pode pois estão querendo fazer uma marina a mar aberto ver se pode, pode até ser que exista uma em algum lugar, pois com toda a tecnologia pode acontecer, mais aqui em nossa terra, acho impossivel.

    Resposta
  • Os poucos meses que moro em Natal me surpreenderam. Talvez por criar expectativas sobre a capital potiguar, não esperava encontrar (a capital) tamanho estado de abandono. Abandono em todos os sentidos. Sentidos que todos nós, que vivenciamos o dia a dia nesta cidade, estamos cansados de saber. É óbvio que aqui é mais um pedacinho de Brasil, onde reina a corrupção, desorganização, etc, etc, etc… Copa do mundo, sediada no Brasil já é digno de piada, em Cuiabá, Manaus e Natal então, é palmas para palhaço, tamanho o circo. Além de erguer um estádio, lindo por sinal, em um estado sem tradição alguma no futebol, logicamente superfaturado como TODOS os demais, fica a pergunta: o que será desta Arena após a primeira fase da copa? Sim, porque serão apenas quatro (4) jogos… Elefante branco a vista, afinal, o governo não tem CAPACIDADE para manter uma UTI de hospital, um simples calçadão na praia que (deveria) é o cartão postal da cidade, o que diremos do Arena das Dunas?

    Resposta
  • Ronaldo

    Marcio, acaso o que o jornalista falou foi alguma inverdade? Ele exagerou em algo? Na verdade ele pegou leve, não é porque trabalhamos com turismo que temos que fazer vista grossa e querer esconder todos os problemas que a cidade enfrenta e ainda vai enfrentar até a Copa, não é fingindo que não temos problemas que vamos resolver eles, porque nós até podemos fingir que eles não existem, mas com certeza os turistas aqui vão ver eles bem de perto, devemos sim reconhecer e apontar os erros cometidos até agora, na esperança que as autoridades e organizadores do evento em vez de ficarem distribuindo sorrisos em eventos como se tudo estivesse as mil maravilhas, e reconheçam suas falhas. Somente assim podemos amenizar esse problemas e evitar uma imagem negativa a nosso destino.

    Resposta
  • Acho que devemos ser críticos,mas também otimistas.O nosso maior inimigo,não só aqui,mas no restante do Brasil é a bandidagem,nunca a violência esteve tão grave como agora,culpa da incompetência ,com uma dose grande de impunidade e leis frágeis.Mesmo com as políticas públicas voltadas para conter a pobreza ou minora-las , a bandidagem toma fôlego,fazendo alguns terem saudades dos anos de chumbo.
    Começaram tarde as obras,a nossa orla tem problemas para a sua urbanização,não é arborizada ,o trânsito é caótico,mas o banho é maravilhoso. Na ilha de Rodes,pisei em pedras para tomar um banho de mar,qual o problema?

    Resposta
  • oliveira

    o barulho é grande, assim como a babulinagem e a nos resta gritar: quem vai nos salvar? chapolim colorado. Afé maria, é roubo em cima de roubo.

    Resposta
  • eudo ventania

    Caro Antonio Roberto,
    O turismo de Natal vive um momento delicado. Estamos numa fase inquestionavelmente desejosa de urgentes e efetivas mudanças no gerenciamento do turismo oficial. Ora, por incrível que pareça, vou abordar um único item: O novo dirigente do turismo do estado do Rio Grande do Norte será uma Senhora que leva na bagagem exclusivamente a experiência de ser atendente recepcionista do estande de SETUR – EMPROTUR em feiras internacionais. Natal não está – infelizmente – preparado para esses fatos, não acredito que não tenhamos nenhum economista governamental de visão.
    Estamos vivenciando o terceiro milênio, sem nenhuma preocupação e sem planejamento na economia do turismo. Para se ter uma ideia, o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante vai ser inaugurado com o acesso principal capengando. Então estamos perdendo e se não acordarmos – é uma questão de política governamental – não teremos capacidade de recepção. A comunidade empresarial tem que pressionar.
    Mudaram os critérios, não é preciso ser petista ou revolucionário para pressionar. Tornou-se um mecanismo normal de ação da comunidade para gerar o emprego necessário e manter a sua atividade.
    O setor da economia do turismo é extremamente dinâmico e não pode e não deve aquecer o lamentável mau humor do editor de turismo da Tribuna do Norte.
    Até.

    Resposta
  • CELIA LIRA

    MEU QUERIDO ANTONIO ROBERTO!!!!!
    VC É UM JORNALISTA!!! QUE NÃO SUBESTIMA A INTELIGENCIA DO LEITOR!!!!! TRISTE DAQUELE QUE NÃO QUER ENCHERGAR!!!!!!!!! JORNALISTA DE TURISMO!!!!! NÃO É SÓ VIAGENS!!!! FESTAS!!! E BLÁ!! BLÁ!!!! É TAMBÉM MOSTRAR OS FEITOS E DEFEITOS DA SUA CIDADE!!!! QUEM VIVE DE SONHOS É ” ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS ” QUE NÃO É O NOSSO CASO!!!! VÁ EM FRENTE!!!!!

    Resposta
  • Sem novidades pra mim. Já é tão normal tudo isso. Promessas não cumpridas pelos governantes que jogam confete pra cima nas eleições e os ignorantes acreditam…obras inacabadas e verbas que devem desaparecer. Onde e com quem, pois se não foram acabadas as obras deve sobrar dinheiro! Lógico! Vai pra onde? Tudo está um caos… E o país está ótimo? Enviando dinheiro pra países piores que o nosso? Qual o retorno? Brasil: país no fundo do poço e afundando mais. Lamentável.

    Resposta
  • Com certeza vc nao iria e nem vai a jogo de futebol! No machadao chovia e molhava sim, mesmo no anel superior q era coberto, porem na parte mais superior era aberto e a chuva comvento molhava quase tido o anel superior e pior qnd a agua escorria! Na arena setor leste nao molha no anel superior (exceto os cantinhos dos escanteios) e no setor oeste q temos o maior vao de cobertura do brasil (42 metros de balanco) a chuva c vento forte conseguir levar agua para arkibancadas! Sobre obras nas ruas culpa foi de micarla e da buricracia… Pois eh incrivel a velocidade hj das obras! A ponte??? Vc ke o q? Q facam uma ponte super alta p receber somente este navio unica vez na vida? Na epoca da construcao ninguem sabia de copa mundo nao e esta prorcional c a profundidade do calado! A altura da ponte esta correta! Estrada novo aeroporto?? Ia ter somente uma via (norte q ligara a natal) e o sul nem se cogitava ter porem demetrio preferiu incluir (burocracia atrasou tudo ) e a contrutora q desistiu e teve q trocar! Melhor ter mesmo tarde 2 vias do q somente uma! RECLAMAR EH FACIL

    Resposta
  • edmundo cezario leite

    Sr. colunista, bom dia.
    Costumo ler sua coluna e já me reportei ao Sr. inclusive solicitando resposta ao meu comentário. Não fui atendido. Não concordo com a maneira que o sSr. tratou do assunto Natal na copa e seus MICOS, senão vejamos: A questão do navio que não atracará no nosso porto por questões técnicas. Pergunto: Tal navio atracará em Fernando de Noronha assim como fazem vários outros que aqui aportam? Pelo que me consta, navios de cruzeiros não atracam no porta da referida ilha, visto que tal porto não tem condições para tal, ou seja, ficam longe da costa e os passageiros são tranportados em embarcações menores. Em tempo: Tive a grata satisfação de conhecer a ilha por via aérea e ´pessoas minhas fizeram cruzeiro Recife, Natal e Fernando de Noronha. Não lí até hoje nenhuma crítica ao governo Pernambucano por não ter porto adequado na referida ilha. Quanto aos demais micos, concordo plenamente com os comentários e digo mais: é muita incompetencia dos governos municipal e estadual e fraqueza política dos nossos representantes junto ao Governo Federal. Ao longa da história, se contentam com migalhas. Nosso Rn merece muito mais e melhor. Seja apartidário e não leve as coisas para o lado pessoal. A cobrança é válida. Quanto ao seguimento hoteleiro, ele precisa reclamar menos dos governos e investir mais com recursos próprios. Todo negócio é para dar lucro, porém tem seus custos,e o preço das diárias em Natal sempre foram entre os mais altos do Brasil. A ganancia da copa, passagens e hospedagem poderão ter o tiro saindo pela culatra.

    Resposta
  • Carioca

    Essa cidade tem um potencial enorme em turismo, mas infelizmente está totalmente abandonada! Morei por 2 anos aí e não aguentei, voltei pro Rio. Transporte público precário, pessoas estacionam aonde querem, povo preguiçoso e que só pensa em status. É uma pena uma cidade tão linda ser tão mal administrada.

    Resposta
  • Carioca, infelizmente vc disse tudo. “Povo só pensa em status” e “cidade mal administrada”, o próprio Estado está abandonado, quando vemos a PMRN, Bombeiros e a Polícia Civil entregues ao caos, sem plano de carreira digno, sem estrutura alguma para prover a segurança do cidadão, enquanto o governo priva apenas pela aparência. O RN está às moscas, é uma pena ver um estado tão rico em recursos naturais vendo seu maior patrimônio ruir devido a má administração.

    Resposta
  • luciano

    E MICO SIM , NATAL NÃO ESTAR PREPARADA NEM PRA MICARETA , ONDE JÁ SE VIU FAZER INFRA ESTRUTURA APENAS NOS ARREDORES DO ARENA ? A PASSOS DE TARTARUGA POR SINAL…TRANSITO CAÓTICO CIDADE DOS BURACOS E DOS REMENDOS MAL FEITOS NO ASFALTO , CIDADE QUE NAO PODE SONHAR COM CHUVA QUE SE TRANSFORMA NUM ESGOTO A CÉU ABERTO COM OS BUEIROS TRASBORDANDO JOGANDO FEZES NA RUA ? CIDADE ESCURA E VIOLENTA ONDE A SEGURANÇA NAO GARANTE NEM PROS MORADORES A PAZ IMAGINA PRA TURISTA , AINDA TEM GENTE QUE DEVE COM CERTEZA TER CARGO DE CONFIANÇA NO GOVERNO QUE FICA SONHANDO ACORDADO QUERENDO JOGAR O LIXO DEBAIXO DO TAPETE . CHEGA DE HIPÓCRITAS ACORDEM PRA REAL…..

    Resposta
  • victor

    Ok Vamos lá. Sera MICO tambem?

    Hoje me desloquei ao POSTO DE TURISMO do Municipio de NATAL na Praia do meio ( responsabilidade da Secretaria de Turismo de Natal.
    Fui ver como estao os preparativos dos nossos postos de informaçoes Turisticas para a Copa 2014.

    Uma VERGONHA….Posto Sujo, mal cuidado…sem nenhuma informaçao Turistica de Destaque….numa mesa ali colocada em forma de Recepçao, estavam colocadas ” espalhadas” algumas propagandas de Passeios Turisticos e outros mais ……

    MAS O PIOR aconteceu….Fiquei surpreso ao constatar de quem estava no Posto fazendo o atendimento ao TURISTA nao era uma funcionaria da Secretaria de Turismo de Natal ou algum estagiario, mas sim uma FUNCIONARIA de empresa MARAVILHA TURISMO que estava ali trabalhando e fazendo o atendimento ao turista ( eu ), vendendo passeios da sua empresa representada a MARAVILHA TURISMO.

    E para completar o impacto comercial desta referida empresa para alem dessa Senhora funcionária da MARAVILHA TURISMO ( ANNA ) tinha na frente do Posto de Turismo uma Placa enorme publicitando a MARAVILHA TURISMO empresa de passeios turisticos. FANTASTICO.

    Agora pergunto eu:

    Porque?
    Como?
    É pratica normal?
    A Secretaria de Turismo de Natal esta ciente desta ” anomalia”?
    Empresa PRIVADA usando espaço PUBLICO em prol do seu negócio. Com conhecimento e autorizaçao da Secretaria de Turismo de Natal?

    O Nosso TURISMO ao Abandono…….nao entendo o porque! Alguém sabe explicar?

    Resposta
  • James Seixas

    Não vejo mico algum. O caso do navio, quem mandou construí-lo sem uma consulta prévia às docas de Natal? Quanto ao desembarque poderá ser feito de maneira exótica e esportiva, ou seja, pulando no mar com suas devidas bagagens. Ora, pelo que me consta turista gosta de aventuras. E quanto mais radicais, melhor. O restante que o meu caro editor considera mico, é apenas uma questão de ponto de vista. Turista que é turista se contenta com tudo, desde que nunca tenha visto antes. Esses pequenos e despercebidos entraves, que para nós é um problema, para o turista faz parte do pacote adquirido na agência de viagens. Turista tem que gostar do que vê, ou então não é turista. É viajante ou exilado político. E nunca é demais lembrar que houve quem tivesse achado a viagem inaugural do Titanic maravilhosa.
    Finalizando, acho que Natal tem belezas que superam qualquer jogo de futebol. (excetuando-se quando o América joga e vence o Vitória da Bahia). Portanto, entre assistir uma pelada pela copa do mundo ou tomar uma “loura” bem gelada, com camarões ao alho e óleo, na beira das belíssimas praias de Natal, de preferência bem acompanhado, no meu caso ficaria com a segunda escolha.
    É a minha opinião e dela não “arredo o pé.”
    James Seixas

    Resposta
  • Opaa! Que blog exceeelente! Acontece que eu sou um visitante diario do teu website (talvez seja melhor dizer viciado). So queria dizer que eu aprecio seus blogs e estou muito ansioso para ver mais!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *