16 de maio de 2024
Turismo

Turismo religioso está em alta no país e Santa Cruz (RN) precisa captar investimentos

Que Santa Rita de Cássia abençoe o Rio Grande do Norte

Os responsáveis pelo Turismo de Santa Cruz precisam estar atento às oportunidades e tendências, para que a (considerada) maior imagem católica do mundo (Santa Rita de Cássia) possa ganhar respaldo financeiro e turístico, contribuindo para maior demanda de visitantes ao Rio Grande do Norte.

No ano da Jornada Mundial da Juventude, destinos turísticos ligados à fé estão em alta no país. Enquanto o Rio de Janeiro se organiza para receber aproximadamente 2,5 milhões de turistas brasileiros e do exterior no evento, entre 23 e 28 de julho, o Brasil inteiro se prepara para atender à demanda por atrativos, rotas e roteiros ligados à peregrinação e à religião.

Em Salvador, o Largo de Roma, na Cidade Baixa, será inteiramente revitalizado por meio de contrato, celebrado com o Ministério do Turismo, no valor de R$ 5,4 milhões. O local abriga o Memorial e o Santuário de Irmã Dulce, a primeira santa brasileira, falecida em 1992 e beatificada em 2011.

De acordo com estimativas do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, aproximadamente 15 milhões de brasileiros estão interessados em destinos religiosos no país. Para cerca de 2% dos 58,9 milhões de brasileiros que realizaram 191 milhões de viagens domésticas no Brasil em 2011, o motivo da principal viagem anual foi “religião”.

Portanto, pelo cálculo, pelo menos 1,17 milhão de brasileiros realizaram 3,82 milhões de viagens domésticas com foco no turismo religioso em 2011. O dado foi apontado pelo Estudo da Demanda Turística Doméstica, encomendado pelo MTur à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Entre os turistas estrangeiros, a demanda também existe: segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional (MTur/Fipe), 0,3% das 5,4 milhões de chegadas de viajantes internacionais em 2011 teve motivos de viagem ligados à peregrinação, à fé e à religião.

Segundo a Coordenação-Geral de Segmentação do MTur, estão entre os eventos/destinos mais consolidados no segmento no país o Círio de Nazaré (Belém, PA), a Romaria à Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), a Romaria à Aparecida (Aparecida, SP), a Romaria à Nova Trento (Nova Trento, SC) e a peregrinações às cidades barrocas mineiras e baianas (Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador).

Para o Rio de Janeiro, sede da Jornada Mundial da Juventude deste ano, o Ministério do Turismo empenhou, por meio do Pacto de Desenvolvimento do Turismo, R$ 1,8 milhão para a reforma do Cristo Redentor. O objetivo é atender ao fluxo de visitação que o monumento receberá durante o evento, para o qual espera-se jovens de mais de 180 países.

Vale lembrar que a Jornada da Juventude deve gerar impactos turísticos a outras regiões brasileiras, considerando que em pelo menos cinco dias, dos 11 de programação do evento, os participantes devem se dedicar a conhecer o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *