10 de maio de 2024
Turismo

Turismo responde por 5,7% do PIB da Bahia

Domingos Leonelli ao lado da presidente da CTI Nordeste e secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, na coletiva de imprensa

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, afirmou durante a Brazil National Tourism Mart (BNTM), que se encerra nesta sexta-feira em Salvador, que 5,7% do PIB da Bahia vem do turismo. “No Brasil, essa porcentagem é de 3%”, lembrou o secretário. Detalhe: o PIB da Bahia é de 154 bilhões.

Leonelli enfatizou que essa porcentagem pode estar abaixo do que realmente o turismo gera em riqueza para o estado, uma vez que somente as atividades típicas (hotelaria, alimentação, deslocamento e receptivo) são contabilizadas, deixando de lado os meios que viabilizam as ações desses setores, como empresas de ar-condicionados, de lençois, vendas de utensílios de cozinha e etc.

Nos próximos dois anos, o turismo baiano contará com investimentos de R$ 300 milhões em projetos voltados para infraestrutura, acessibilidade e capacitação profissional. Os recursos serão financiados pelos governos estadual e federal, além do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Dentre os principais projetos, segundo o secretário, estão a requalificação do Largo de Roma, a recuperação da Feira de São Joaquim, a construção do Palco Articulado do Pelourinho, além da acessibilidade e sinalização turística de Salvador.

O turismo movimenta R$ 7,8 bilhões na Bahia e emprega diretamente 200 mil trabalhadores nas áreas de hotéis, bares e restaurantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *