11 de maio de 2024
Turismo

Por uma nova Natal

O sol voltará a brilhar em Natal. O barco solitário navega rumo à decência, com o sorriso cúmplice do horizonte como testemunha (foto de Canindá Soares)

Falta bem pouco (ufa!) para Natal voltar a ter comando. O tsunami da antiética e da incompetência vai passar. Durou quatro anos. Gerou catástrofes e deixa ruínas. Mas a cidade será reconstruída. A própria História dá exemplos exitosos de reerguimentos urbanos.
Voltar a lembrar de lixos e buracos, ou de desvios de verbas e inércia governamental, é bater numa tecla que precisa ser deletada. Que a Justiça cuide disso. O momento é de vislumbrar, acreditar, independente de qualquer matiz político-partidário.
Queremos ações. Teremos até mesmo alguma paciência para a ampla execução delas, já que imaginamos o desastroso quadro que o novo prefeito encontrará. Finanças, zero. Realizações, zero. Nota zero em todas as matérias, como Turismo, Saúde, Educação… E em outras pastas intangíveis, como Moral e Dignidade.
Mas esse discurso do fracasso acaba aqui.  É um mero alerta para a nova Prefeitura de Natal, que vai precisar agir rápido, com discernimento e praticidade. Não poderá se nutrir de amarrotadas correlações com o passado. Seria até covardia perpetuar tal mantra. Pior do que Natal sofreu nos últimos quatro anos, impossível.
Ou seja: é daqui para a frente. A prefeitura que sai pela porta dos fundos, execrada pela população, não merece ser lembrada nos novos tempos. Nem mesmo pelo que não fez. O passado, sobretudo o triste passado, se dilui nas cinzas do tempo e da razão.
Há soluções para Natal, sim. E nosso blog continuará de plantão, analisando, criticando ou destacando ações públicas ou privadas que impulsionem ou comprometam esse fantástico destino turístico. Torço (e principalmente acredito) pelos que estão de volta ao poder. Mas serei sempre vigilante. Jornalista.
Enfim, vamos olhar para a frente. Mirar o horizonte. De idéias, de melhorias, de ações, de verdades. Sobretudo de ética. Natal precisa disso. E terá.

One thought on “Por uma nova Natal

  • Rudson

    Se o prefeito eleito tiver forças para agir o mais rápido que puder, limpando a cidade, melhorando a malha viária, trazendo de volta nossos canteiros verdes e jardins (poderiam contratar o pessoal que cuida dos canteiros da UFRN. Natal ficaria com suas principais avenidas belíssimas), realizar as obras para a Copa, teremos duas chances de ouro: sete meses com a maior exposição da cidade na mídia, de todos os tempos, por causa da novela global, em 2013, além da Copa do Mundo que pode definitivamente colocar o nome de Natal junto aos grandes roteiros turísticos internacionais. O produto nós já temos. Falta arrumar, reformar, inovar e cuidar da casa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *