27 de abril de 2024
Turismo

Webleitor aborda em (bom) artigo a queda do turismo internacional em Natal

Artigo enviado por webleitor:

“Com uma certa frequência tem sido noticiado na imprensa que a presença de turistas estrangeiros em Natal tem caído muito. Estatísticas mostraram que o ano de 2011, em relação a 2006, apresentou uma redução de 62%. E que a queda de investimentos estrangeiros em 2012 caiu 30% em relação ao ano de 2011, que por sua vez deve ter sido bem inferior ao de 2006.

O pior é que não se percebe por parte dos nossos governantes nenhuma ação no sentido de tentar reverter esses números. Um caso desses ocorrido numa empresa privada traria conseqüências serias para a direção da empresa, como ocorreu no ano passado com uma empresa de petróleo brasileira. Em apenas uma semana o valor das ações da empresa caiu cerca 40% e a providência tomada pelo maior acionista da empresa foi a substituição do presidente da mesma.

Recentemente, devido ainda ao fato do valor das ações continuarem a cair, e devido a exigência de investidores, o novo presidente foi substituído também. Infelizmente, não podemos fazer o mesmo com o prefeito ou com a governadora.

A desculpa que se vê para esses resultados negativos é que com a crise na Europa os europeus têm viajado menos. Na realidade isso não é muito correto, pois outras cidades do Nordeste, como Fortaleza, Recife e Maceió, continuam recebendo turistas europeus em números crescentes.

Pontos que a nosso ver têm afastado os turistas e investidores de Natal:

1) A orla da cidade, principal atração turística, está totalmente degradada.

2) A segurança está cada dia pior. Turistas são assaltados todos os dias na orla da praia. E cada turista assaltado vai recomendar negativamente a cidade para seus amigos.

3) Em 2007 a prefeitura cassou os alvarás de quatro edifícios que haviam sido liberados, por estarem dentro das exigências do plano diretor. Em conseqüência, vários espanhóis, portugueses e italianos que haviam investido lá tiveram prejuízo. Com toda certeza esses senhores também não recomendarão investir ou até mesmo visitar a cidade, que passou a ser considerada um local aonde as leis não valem. Foi um tiro no pé.

4) As praias ainda recebem esgoto e lixo em vários pontos. Esse esgoto e lixo chegam à praia pelas tubulações de águas pluviais. Infelizmente, não vimos ainda nenhuma promotora fazer alguma campanha contra isso. Será que não repercute na mídia? E pior: esse lixo que chega a praia continua lá, pois ninguém retira!

5) Natal está muito cara. Tanto os hotéis como os restaurantes estão cobrando muito caro relativamente a outras cidades turísticas. Um restaurante equivalente é mais caro aqui do que em Lisboa.

6) A cidade continua muito suja, mal iluminada e cheia de buracos. A manutenção de tudo é muito deficiente. Os postes que caem não são substituídos. As lâmpadas que queimam também não são prontamente substituídas. Quando o meio-fio por algum motivo é quebrado ele não é reparado. O mato invade o calçadão. Nem todas as bocas de lobo têm grelhas de proteção, tornando-se uma armadilha para os pedestres. A coleta de lixo, embora tenha melhorado, continua muito deficiente. Não se varrem as ruas. Aparentemente, nada funciona bem. A única coisa que parece que funciona bem é a caiação do meio fio, mesmo que ele esteja quebrado. E isso não é de hoje.

7) Barracas clandestinas são instaladas na praia e continuam lá. São barracas com péssimo aspecto, que não têm a mínima condição de higiene, apesar de venderem alimentos. A Covisa aparentemente também não controla. Com todos esses problemas, muito provavelmente Natal não vai ficar bem na foto da Copa do Mundo.

A maioria desses pontos acima assinalados não é de difícil solução, à exceção do ponto 3, que não tem mais solução. Como uma flecha atirada, isso não tem mais volta a curto prazo. Os demais só dependem dos governantes terem uma equipe interessada em resolver os problemas e que goste da cidade. Alguns deles nem dependem mesmo de grandes investimentos, basta apenas boa vontade.

Uma desculpa muitas vezes alegada para a queda de turistas, é que as empresas aéreas diminuíram o número de voos para cá, sejam voos regulares sejam voos charter. Para mim essa é uma desculpa muito esfarrapada, pois não conheço nenhuma empresa que queira perder dinheiro. Se elas não colocam um maior número de voos é porque elas não têm clientes interessados nos mesmos”.

Eng° Mauricy Terra.

4 thoughts on “Webleitor aborda em (bom) artigo a queda do turismo internacional em Natal

  • Walther

    A bem da verdade, Natal nunca esteve preparada para receber o exigente turismo internacional que, diferentemente do turismo doméstico, não se contenta apenas com “lindas praias de cor verde esmeralda e dunas fantásticas”.
    Este turismo globalizado coloca na balança a relação custo x beneficio e compara Natal com todos os outros destinos turísticos ao redor do Globo (Caribe, Sudeste Asiático, América Central, etc) e aí, perdemos muito feio: Estadias caras, serviços caros, infra-estrutura turística deficiente, opções fora do circuito costeiro inexistentes ( Eixo cultural, museus, teatros, parques, centro histórico preservado,etc.). serviço de transporte urbano totalmente alheio à vocação turística (Alguém já imaginou um turista pegando um ônibus qualquer para ir a qualquer lugar?). O nosso fantástico Aquário de Natal que é uma forte atração turística (E como tal, gerador de empregos e divisas) não tem um incentivo qualquer por parte do Estado e do Município.
    Natal como destino turístico se resume a “isso aí”., algo que para o nosso rústico turismo tupiniquim até pode resolver mas é fraco para pretensão internacional apesar da localização privilegiada.
    Ou seja, investimento forte e consolidado em infra-estrutura, não há nenhum.

    Resposta
  • Maria Cristina

    O artigo enviado colocou super bem o descaso com a nossa cidade. Natal esta completamente abandonada….NAO existe lazer ao ar livre, como parques decentes pra gente passar o dia. Sugiro que se inspirem em Curitiba, onde, no lugar de terrenos baldios, construiram parques de 1º mundo. Onde ja se viu abrirem a via Costeira apenas 3 horas nos domingos???? Deveriam abrir pelo menos durante 6 horas, ja que a cidade nao dispoe de nenhum local para a pratica de esportes… Minha amiga veio do Rio de Janeiro passar 10 dias aqui e como nao tinha absolutamente nada pra fazer ou ver, ficou apenas 2 dias…um absurdo! Verifiquei nos classificados da net, quantos hoteis e pousadas estao a venda aqui em Natal – surreal…Como ja disseram tao bem, praias bonitas tem no Brasil todo…Natal precisa URGENTE ´perder essa mentalidade provinciana e partir para a modernidade!

    Resposta
  • francisco antonio

    O comentário desse senhor estar muito bonito, mas ele deve lembrar-se que não estamos na Europa e sim no Brasil onde fazer turismo é muito difícil. Preços estratosféricos, lixo por tudo que é canto, transporte de massa praticamente não existe, e os que existem são muito precários (vide Rio e São Paulo) e segurança é outra estória. Por falar em segurança e sujeira nas ruas, três capitais são imbatíveis, Recife, Fortaleza e Salvador. Estive recentemente em Curitiba, cidade símbolo em organização, o problema segurança é uma realidade, pois em outras vezes que estive na “mesma”, a situação era bem diferente, o que não acontece hoje em dia, o que é uma pena. Sou uma pessoa que viaja bastante, não só pelo Brasil, como também pelo exterior. Sempre encontro pessoas que conhecem Natal, e todas elas sem exceção elogiaram a nossa Capital, não só pela beleza da mesma, como também pela nossa hospitalidade. O nosso mal é só botar defeitos em tudo, enquanto os outros nos cobrem de elogios. Pessoal vamos dar valor ao o que é nosso e viajar mais para deixar de falar asneiras. Para concluir o minha opinião, já fui muitas vezes à Salvador, cidade que adoro, violentíssima, caríssima e sujíssima, mesmo assim não deixa de ser uma das cidades mais visitadas e queridas de grande parte dos turistas brasileiros.

    Resposta
  • victor

    Amigo FRANCISCO acorde homem NATAL esta sim uma grande Vergonha e pode agradecer aos nossos gestores públicos incompetentes….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *