6 de maio de 2024
Turismo

Pesquisa revela que, na edição do ano passado, Feira da Abav gerou negócios para 74% dos expositores

Antonio Azevedo, presidente da Abav Nacional, discursa na solenidade de abertura do 5º Fórum de Turismo do RN, na quarta-feira passada
Antonio Azevedo, presidente da Abav Nacional, discursa na solenidade de abertura do 5º Fórum de Turismo do RN, na quarta-feira passada

O presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Antonio Azevedo, que esteve em Natal na semana passada, comentou recente pesquisa apresentada sobre a feira da Abav. Para 74% dos expositores que participaram da 41ª edição do evento, no ano passado, em São Paulo, a feira gerou novas oportunidades de negócios.

De acordo com o estudo, divulgado pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas vinculado à Universidade de São Paulo (Usp), o volume total gerado pela feira, para as 2.613 marcas expositoras, variou entre US$ 73,8 milhões e US$ 120 milhões, considerando os valores mínimos e máximos que compõem os intervalos de análise. A pesquisa demonstra que, na edição de 2013, segundo expositores, a geração de negócios alcançou US$ 97 milhões em média.

O instituto também revelou o perfil dos visitantes: 59% diretores e gerentes, entre os quais 34% com poder de decisão final para efetivar compras e 44% deles com influência no planejamento e na recomendação de negócios a serem concretizados.

A motivação de compradores e vendedores, apurada com expositores e visitantes, respectivamente, consagra a feira da Abav, realizada desde o ano passado no principal polo emissivo e receptivo turístico do continente, como palco ideal para a celebração de negócios em âmbito global.

Na opinião de 60% dos visitantes, a possibilidade de conhecer e negociar novidades do mercado figura como a razão principal para participação no evento, seguida por networking (21%) e capacitação (18%).

Também para 60% dos expositores, o principal impacto propiciado pela feira na edição anterior diz respeito à formação de novos contatos e à possibilidade de networking. Os outros 40% destacam consolidação da marca (22%), novos negócios (13%) e ampliação de vendas (6%) como benefícios complementares. Para 94% das 2.613 marcas expositoras, de 60 países, o retorno do investimento foi positivo.

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