28 de abril de 2024
DicasNacional

Associação Brasileira de Acampamentos Educativos oferece atividades lúdicas e esportivas para crianças e adolescentes

Dentre várias mudanças causadas pela pandemia, uma delas atingiu fortemente a presença de crianças e adolescentes no mundo digital. Um levantamento feito em agosto do ano passado pela TIC Kids Online Brasil revelou que em 2019, 89% das crianças e adolescentes estavam imersas no mundo da internet, o que mudou em 2021, onde esse índice saltou para 93%. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Giga Gloob apontou que 15% das crianças de 2 a 4 anos já têm o seu próprio celular.

Com o objetivo de oferecer uma opção de lazer onde o público infanto-juvenil possa encontrar novas amizades, independência, desafios, além de momentos de proatividade e aventura, a ABAE, Associação Brasileira de Acampamentos Educativos, conta com vinte acampamentos que tem como premissa a coletividade e a vivência outdoor. Dentre as atividades propostas estão oficinas artísticas, jogos que promovem interação interpessoal, oficinas ecológicas, rafting, trilhas, dentre outras atividades.

Entre as atividades estão:

  • Oficinais ecológicas e artísticas no Fazenda Faraó;
  • Rafting, trilhas, atividades de aventura integradas a natureza no Acampamento Peraltas;
  • Basebol, Lacrosse, Hockey na grama e outras atividades em inglês no English Camp;
  • Jogos, gincanas, oficinas e jogos de rua no Jully Camp;

Segurança e autoconfiança no mundo real e digital

Segundo um estudo da McAfee Corp, líder em segurança pessoal para consumidores, pais têm procurado educar melhor as crianças sobre o bem-estar digital.  85% dos pais entrevistados estão preocupados com a segurança online de seus filhos com exposição a golpes, seguido de compartilhamento de informações pessoais (85%), fake news (81%), conteúdo ilegal (82%) e cyberbullying (79%). “O uso excessivo de crianças e adolescentes nos smartphones e outros eletrônicos prejudica o desenvolvimento cognitivo e favorece o sedentarismo. Devemos respeitar as faixas etárias, estabelecer limites e investir em qualidade de tempo com as crianças. Um bom exemplo de qualidade de tempo é promover o contato da criança e do adolescente com a natureza. Esse contato contribui para incentivar o bem-estar físico e mental, além de contribuir para processo de aprendizagem, estimulando habilidades socioemocionais e o convívio social”, explica, Silvia Reinecke, psicóloga clínica.

Se no digital o controle é rígido, para atividades nas férias não poderia ser diferente. Os pais buscam hoje uma maior independência dos filhos, prezando pela segurança, mas com um foco maior no contato com amigos, natureza e atividades lúdicas. “Desde a pandemia observamos um aumento de pais que buscam para seus filhos mais relacionamento e desenvolvimento pessoal, o que vai de encontro com esse detox digital e a política de não-bullying na qual estamos inseridos”, diz Isidoro Luiz, diretor do Acampamentos dos Pumas.

Ainda neste contexto, a ABAE incentiva que os pais procurem os acampamentos associados da entidade principalmente pela visão geral e comprometimento de todos os envolvidos neste mesmo grupo.  “Prezamos por vinte acampamentos educativos que buscam dar desenvolvimento e autonomia a todas as crianças e jovens, através da descoberta de habilidades e fortalecimento de vínculos de amizade. Respeito, proatividade e vivência são premissas de todos nossos associados”, conclui, Kito Vivolo, diretor da ABAE. Conheça todos os acampamentos associados aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *