27 de abril de 2024
Rio Grande do Norte

MTur e UFRN promovem palestra sobre turismo responsável no país

Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram, nesta terça-feira (18.04), palestra sobre o “Turismo Responsável e o futuro do Brasil”. Na ocasião, foi mostrado o Painel do Turismo Responsável e apresentado os produtos desenvolvidos no Projeto “Brasil, essa é a nossa praia”.

O evento ocorreu no Auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria da Universidade. A palestra foi aberta ao público e transmitida pelo canal do YouTube da UFRN, para assistir clique AQUI e acesse.

Representando o MTur, a coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Rafaela Lehmann, esteve presente debatendo o turismo responsável e o projeto “Brasil, essa é a nossa praia”. A ação é fruto dos 15 anos da criação do programa Pós-graduação em Turismo (PPGTur), da UFRN, com apresentação do projeto, desenvolvido em parceria com o Departamento de Turismo (DETUR) da UFRN e do Ministério do Turismo.

Durante a palestra, a coordenadora também citou a Revista de Tendências 2023 do MTur, que traz novidades relacionadas ao turismo sustentável e apresenta tendências como nomadismo digital, viagens de negócios, Slow Travel, turismo de experiência e muito mais. Clique AQUI e conheça.

As vertentes apresentadas sobre o turismo responsável mostram ações desenvolvidas com o intuito de incentivar o turismo sustentável, social e econômico. Colocando como prioridade o respeito ao meio ambiente, a justiça social e a valorização da cultura e da economia, inserindo a comunidade como protagonista do desenvolvimento turístico do seu território.

PROJETO – Em execução desde 2019, o projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apoia, atualmente, 10 cidades do país. O programa visa implementar e desenvolver ações voltadas para o aperfeiçoamento e gestão turística responsável do território nacional, incluindo ações diretas em localidades banhadas pelas orlas federais e a produção de materiais orientadores, com o intuito de orientar gestores públicos e privados.

A ação possui foco em três pilares: sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística. Quer saber mais sobre o “Brasil, essa é a nossa praia”? Clique AQUI e conheça o projeto.

Entre algumas das ações desenvolvidas pelo projeto estão: o desenvolvimento de estudos e proposição de estratégias de fomento ao turismo responsável; o mapeamento de boas práticas de turismo responsável; a produção de materiais orientadores, como manuais, guias ilustrados, e-book e vídeos explicativos; a disponibilização de curso de extensão (EaD) sobre turismo responsável; e o desenvolvimento de Planos de Gestão integrada da Orla (PGIs) em 10 destinos turísticos nacionais.

QUALIFICAÇÃO – Recentemente, o MTur e UFRN, no âmbito do Projeto “Brasil, essa é nossa praia!”, divulgou vagas para curso de Turismo Responsável. O objetivo da qualificação é capacitar gestores públicos e privados de turismo nas esferas municipal, estadual e federal, e para empresários da hotelaria, empreendedores, consultores, profissionais, estudantes, e prestadores de serviços turísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *