30 de maio de 2024
Pipa

Com valores alinhados, Ecofeira e Preserve Pipa são parceiros na construção de um destino sustentável

Para que um destino se torne verdadeiramente sustentável, diversos atores locais e externos precisam estar empenhados no processo e focados em um desenvolvimento que leve em conta fatores ambientais, econômicos e sociais. Com valores alinhados, a Ecofeira da Pipa e o Movimento Preserve Pipa agora trabalham juntos em prol da geração de renda local, do consumo responsável e do fomento à cultura, entre outros tantos objetivos compartilhados. 

Iniciada em 2014, a Ecofeira da Pipa é hoje uma associação auto-gestionada, sem fins lucrativos, formada por mais de 22 famílias moradoras de Pipa e região. Sua missão principal é gerar renda para famílias de moradores locais e da região, fortalecendo a economia solidária e verde. Nesse contexto, a parceria com o Preserve Pipa consiste principalmente no estabelecimento de vínculos entre esses produtores locais e os empreendedores de hotéis e restaurantes, que são incentivados a adquirir alimentos produzidos localmente. 

A prática está alinhada com o conceito de KM 0, adotado e valorizado pelos empresários do Movimento. “É dessa forma que fazemos a engrenagem girar de maneira positiva para todos e principalmente para o destino: o turista consome do restaurante, que consome do produtor local, que passa a ter na agricultura familiar o seu sustento e no final do processo a distribuição de renda é interna, movimentando toda a economia local”, explicou Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.

Em seus quase 10 anos de existência, a Ecofeira da Pipa coleciona algumas importantes conquistas. “Ocupamos espaços públicos, trouxemos economia verde e solidária, favorecemos o empreendedorismo feminino, nativo e indígena, fomentamos a cultura e desenvolvimento humano, entre muitas outras ações”, comentou Rayssa Neves, representante da Ecofeira.

As atividades da Ecofeira são divididas em três pilares:

– A Ecofeira da Pipa, que acontece todas as sextas-feiras na Avenida Baía dos Golfinhos, rua principal da Pipa, das 17h às 22h, oferecendo produtos agroecológicos, artesanais, alimentos e bebidas saudáveis, cosméticos naturais, terapias integrativas, artesanato ecológico, sustentável e reciclável;

– A Ecofeira Cultural, que tem sua edição mensal na última sexta-feira de cada mês, reunindo artistas da comunidade e viajantes nacionais e internacionais, que apresentam expressões culturais diversas, como: circo, teatro, cinema, música, atividade de leitura para crianças, brincadeiras educativas, informativas, aulas de yoga, meditação, entre outros;

– Festival da Ecofeira, que possui duração média de 5 dias e sua realização é anual, comemorativa ao aniversário da Ecofeira da Pipa. As atividades consistem em oficinas, rodas de conversa, capacitações, apresentações culturais e ações sociais e ambientais dando mais visibilidade aos temas afins à associação.

SERVIÇO:

Ecofeira da Pipa

????️ Todas as sextas-feiras

???? Das 17h às 22h

????Avenida Baía dos Golfinhos, na altura da Toca da Coruja. Confira no mapa abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *