15 de maio de 2024
Sem categoria

Francisco Barros é denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e exploração de prestígio

ex-desembargador Francisco Barros foto: reprodução
Ex-desembargador Francisco Barros
foto: reprodução

O ex-desembargador federal Francisco Barros Dias e outras 12 pessoas, foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por prática de corrupção, lavagem de dinheiro, falsidade documental e exploração de prestígio. Uma das ações, que tramita na 2ª Vara da Justiça Federal no RN, investiga esquema de compra e venda de decisões judiciais por Francisco Barros em 2012, quando ainda atuava no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Na 14ª Vara, descreve a exploração de prestígio do ex-desembargador após a aposentadoria, quando passou a advogar ilegalmente junto à mesma corte. De acordo com o MPF, Francisco Barros, mediante utilização de terceiros, recebeu altos valores a pretexto de influenciar no voto de ex-colegas de magistratura.

As denúncias são decorrentes da Operação Alcmeon deflagrada no último dia 30 de agosto. Na ocasião, Francisco Barros foi preso preventivamente, mas obteve a liberdade, através de dois habeas corpus analisados pelo TRF5.

Além de Francisco Barros, são réus os advogados Francisco Welithon da Silva, Flávio Claudevan de Gouveia e Ademar Rigueira Neto, bem como Eugênio Pacelli Remigio de Araújo, ex-assessor do desembargador federal Paulo de Tasso Gadelha.

Matéria completa aqui

Fonte: MPF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *