27 de abril de 2024
Cartórios de Notas do RN

Cartórios de Notas do RN promovem ação inédita de assessoramento gratuito as famílias

Assessorar a população em procedimentos de regularização imobiliária e união estáveis, e esclarecer dúvidas sobre atos de compra e venda de propriedades, doações, inventários, divórcios s e testamentos, são o foco da 1ª Edição da Jornada Notarial da Família, evento de assessoramento gratuito que será realizado no próximo dia 30 de setembro pelos tabeliãs de notas do Rio Grande do Norte, na Praça Pedro Velho, também conhecida como Praça Cívica, em Natal. A Corregedoria Geral de Justiça do RN e OAB/RN são parceiras do evento.

Mais de um terço das uniões no país são informais, enquanto 40 milhões de moradias não possuem escritura pública. Os números reforçam a necessidade de se levar informações através do assessoramento jurídico gratuito, um serviço essencial para a garantia do acesso à justiça e o esclarecimento de dúvidas legais por parte da população.

Notários e escreventes dos Tabelionatos de Notas e advogados estarão à disposição para orientar e esclarecer questões relacionadas a direitos familiares, como divórcios, regularização de imóveis, união estável, doações, inventários, entre outros.

A prática de viver juntos, sem casar, tem se tornado uma tendência comum no Brasil, mas os riscos de conviver na informalidade acabam cobrando seu preço, com analises de contestações de bens na Justiça, disputas por pensão, herança e dificuldade para incluir o companheiro em planos de saúde, seguros de vida e outros benefícios.

Processos judiciais que poderiam ser evitados com a regularização da união estável entre os casais, tanto homoafetivos como heteroafetivos. “É importante esclarecer que a realização da escritura pública de união estável é um procedimento simples e rápido realizado nos tabelionatos de notas. Ela confere reconhecimento legal ao relacionamento, garantindo direitos e deveres equiparados aos do casamento. Explica Sérgio Procópio, presidente do Colégio Notarial do Brasil- Seção Rio Grande do Norte (CNB/RN).

O presidente da CNB/RN destacou ainda que a “Jornada Notarial da Família será uma ótima oportunidade para estreitar laços entre os cartórios e a comunidade, proporcionando um espaço de diálogo e colaboração mútua. Essa aproximação contribui para a desmistificação do papel dos cartórios, enfatizando sua função social e facilitando o acesso aos serviços por parte da população”, concluiu.
Outro foco da ação é orientar o cidadão sobre como regularizar sua moradia. Dados do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional apontam que cerca de 60% dos imóveis no Brasil apresentam algum tipo de irregularidade, entre eles a falta de escritura pública, documento essencial para a prova do negócio jurídico. Além de custos com sua regularização, quem não possui escritura pública pode até vir a perder a propriedade ou enfrentar restrições quando for utilizar o imóvel em garantia.

Durante o evento será disponibilizado gratuitamente o certificado digital notarial, documento eletrônico que garante a autenticidade e integridade de documentos digitais, tornando-os válidos legalmente. Com o avanço da tecnologia e a digitalização de processos, o certificado digital notarial oferece maior segurança e agilidade em transações jurídicas, representando um grande avanço para a desburocratização e modernização dos serviços cartorários.

Cartórios participantes:
Natal
1º Ofício de Notas
2º Ofício de Notas
3º Ofício de Notas
4º Ofício de Notas
5º Ofício de Notas

São Gonçalo do Amarante
1º Ofício de Notas

Cruzeta
Cartório Único de Cruzeta

Pedra Preta
Cartório Único de Pedra Petra

São Bento do Trairi
Cartório Único de São Bento do Trairi

Parnamirim
1º Ofício de Notas de Parnamirim
2º cartório de Parnamirim

Mossoró
2º Ofício de Notas
4º Ofício de Notas

Timbaúba dos Batistas
1º Ofício de Notas

Caiçara do Rio do Vento.
1º Ofício de Notas

Único Cartório de Ruy Barbosa (apoio)

Serviço
Evento: Jornada Notarial da Família – Assessoramento Gratuito
Data: 30.09.2023
Horário: Das 8h às 12h
Local: Praça Pedro Velho, também conhecida como Praça Cívica, Petrópolis, Natal, 59020-395

One thought on “Cartórios de Notas do RN promovem ação inédita de assessoramento gratuito as famílias

  • solange pereira da silva

    Que coisa boa!!! Novas demandas deveriam acontecer sempre, pois cartório, ganha MUITO dinheiro!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *