2 de maio de 2024
Sem categoria

Ministros seguem decisão do relator Ribeiro Dantas e descriminaliza desacato a autoridade

navarro-dantas

A decisão foi tomada na sessão nesta quinta-feira (15) pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com o entendimento dos ministros, tipificar uma conduta como crime de desacato de autoridade é incompatível com o artigo 13 da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica).

O relator do recurso, ministro Ribeiro Dantas, ratificou os argumentos apresentados pelo Ministério Público Federal (MPF) de que os funcionários públicos estão mais sujeitos ao escrutínio da sociedade, e que as “leis de desacato” existentes em países como o Brasil atentam contra a liberdade de expressão e o direito à informação.

A decisão foi unânime.

Fonte: STJ

One thought on “Ministros seguem decisão do relator Ribeiro Dantas e descriminaliza desacato a autoridade

  • josefa lacerda silva

    Certamente, esse tipo de desacato nao insere o posicionamento arrogante de um juiz diande do direito de AMPLA DEFESA, OU MESMO DE UM DELEGADO OU PROMOTOR NAO QUERER LHE OUVIR PORQUE O INTERESSE POLITICO JA O FEZ FORMAR JUIZO DE VALOR, PARA SUJAR A FICHA DO CIDADAO(A) E beneficiar-se politicamente. Essa realidade de perseguiçao politica tem sido bem comum, “AOS AMIGOS OS BENEFICIOS DA LEI, AOS INIMIGOS A DURA HERMENEUTICA JURIDICA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *