6 de maio de 2024
Sem categoria

Problemas no e-SAJ

 

O Tribunal de Justiça do RN, até o momento, não informou no site que o Sistema Informatizado do TJ – e-SAJ ficou indisponível nos dias 18 e 19. A solicitação foi feita pela OAB depois de receber inúmeras reclamações de advogados que se queixaram de falhas no sistema. Os advogados receberam a orientação para solicitar a prorrogação de prazo, conforme determina a Lei nº 11.419/ 06.

 

2 thoughts on “Problemas no e-SAJ

  • joaquim

    Insigne Jornalista Anelle. Veja porque uns poucos “brucutus” como eu, ainda não confiamos “cegamente” nos sistemas informatizados que estão sendo implantados no judiciário. Isso sem falar no ataque de Hackers cada vez mais especializados e perspicazes em invadir redes de informática. Falo isso a propósito de duas situações constrangedoras e ameaçadoras ao princípio da legalidade a respeito da liberdade de exercício profissional e facilidade no acesso a jurisdição com direitos constitucionais. A forma obrigatória em que estão sendo implantados esses sistemas não dá escolhas e cria vários sistemas paralelos e até antagônicos entre si, onde o advogado se ver cada vez mais cheio de “SENHAS”, “CERTIFICADOS DIGITAIS” e equipamentos que é obrigado a comprar para acompanhar as tais Programações dispares, diversas e incompreensíveis, diante da possibilidade simples de termos apenas um certificado digital válido em todo território brasileiro e para qualquer esfera do judiciário ou para qualquer área (trabalhista, eleitoral, civil, Federal, etc). Além de deixar a escolha em relação ao uso das novas tecnologias a cargo dos advogados. Pois serealmente é tão bom, será tão natural migrar para tais sistemas quanto está sendo o fato de estarmos migrando para o celular e o computador. Porém LIBERDADE DE ESCOLHA é fundamental para toda pessoa humana, e para o Advogado em particular, eis que é o verdadeiro bastião da defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania, fazendo o Direito com a sua LUTA. TENHO DITO.

    Resposta
  • joaquim

    Agradecendo a publicação, encaminho Proposição à OAB no sentido de fazer convênio com a CEF, Receita Federal ou algum outro órgão público federal com fins a proceder à certificação digital de todos os seus associados de forma menos onerosa e unificada. Chega de amadorismo e dificuldades criadas por aqueles que deveriam facilitar (será que é para vender facilidades)que dificultam o acesso ao judiciário e o Livre Exercício da Profissão. Ainda mais quando o referido sistema está se mostrando completamente ineficiente. Com muitos colegas reclamando de vários problemas operacionais: desde a não instalação do CD em qualquer computador até o certificado que não responde e o pessoal da OAB diz que não tem o que fazer. E aí, vamos recorrer a quem mais? O tempo não para, e os prazos expiram. Até quando vamos tolerar tais situações de experimentação e laboratório que estamos expostos neste processo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *