27 de abril de 2024
Crime

Morador de Mossoró que tem suástica em casa é “estranho, grita e ofende as pessoas”

img_9306-1.jpg

Essa é a descrição do morador de um condomínio de classe média alta em Mossoró (RN), que foi descoberto com o símbolo do Nazismo em sua casa.

A denúncia está no site da UOL e partiu de uma pessoa que mora no condomínio, que pediu para não ser identificada.

A placa aparentemente parece desgastada e tem uma mancha de tinta cobrindo parte do emblema nazista.

A denúncia partiu de uma pessoa que mora no condomínio, que pediu para não ser identificada. A placa aparentemente parece desgastada e tem uma mancha de tinta cobrindo parte do emblema nazista.

“Quando eu vi a placa, de longe, quase não acreditei que pudesse ser verdade.”, contou o morador.

“É uma placa antiga, está até manchada. Ele a colocou no terraço, no último andar da casa. Não sabemos se ele encontrou ela assim e levou para casa ou se ele já tinha ela em casa e resolveu colocar no terraço”.

Indignados, os vizinhos resolveram fazer algumas imagens com auxílio de um drone, para se certificar de que o símbolo contido na placa era mesmo a suástica usada pelos nazistas.

“Nós ficamos espantados quando vimos as fotos”, disse o morador que descobriu a placa.

“Era mesmo uma suástica. Conversando com outros vizinhos, todos se disseram espantados. O clima também é de revolta e medo, pois não sabemos do que uma pessoa como essa é capaz”.

PESSOA ESTRANHA DE POUCOS AMIGOS 

Segundo o relato de outro morador, o proprietário da casa onde a placa foi colocada é uma pessoa “estranha”, de poucos amigos.

“Em geral, o pessoal daqui é cordial, educado, mas ele não. Grita com as pessoas, ofende”,

A casa onde foi colocada a placa foi construída há pouco mais de 5 anos, mas os condôminos não sabem dizer se foi o homem que a construiu ou se o imóvel foi alugado e ele se mudou há pouco tempo para lá.

Esses extremistas estão surgindo em todos os cantos do País, o que é incompreensível. Somos um povo miscigenado, brasileiro não tem nada de ariano, não. E aí vem um nordestino levantar um símbolo desse? É contraditório demais…

Por meio de nota, a administração do Condomínio Veronique, onde ocorreu a descoberta da placa com a suástica, declarou que, até o momento, não houve nenhuma reclamação ou denúncia formal sobre o fato narrado pelos moradores.

“Somos cientes da gravidade existente na apologia ao nazismo, sobretudo por tudo de mal que fez contra a humanidade. E, em se constatando o suposto fato, caberá às autoridades policiais adotarem as medidas cabíveis.

A administração do condomínio, tão logo seja provocada, prestará os esclarecimentos de sua responsabilidade para elucidação do caso”. 

APOLOGIA AO NAZISMO NÃO É LIBERDADE DE EXPRESSÃO, É CRIME 

A apologia ao nazismo é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão. Ela se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A pena é de reclusão de um a três anos e multa ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.

A mesma lei também deixa claro que é crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *