27 de abril de 2024
Política

Natália Bonavides critica prisão de ativista que incendiou estátua de Borba Gato

SP - PROTESTO/BORBA GATO/ESTÁTUA/INCÊNDIO - GERAL - Vista da estátua em homenagem ao bandeirante Borba Gato, localizada na Praça Augusto Tortorelo de Araújo, no bairro de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 26. Cerca de 20 pessoas atearam fogo em pneus na base da estátua de Borba Gato no inicio da tarde do último sábado, dia 24. Um suspeito de participar do incêndio foi preso na madrugada de domingo, 25. Ele foi identificado como o motorista do caminhão que conduziu parte do grupo de suspeitos até local e transportou os pneus em que foram ateados fogo. De acordo com a Polícia Civil, a placa do veículo foi adulterada. As investigações prosseguem para identificar e localizar os demais autores. 26/07/2021 - Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

A Justiça de São Paulo determinou na quarta-feira (28), a prisão temporária de Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Paulo Galo, defensor dos direitos dos entregadores de comida.

Ele assumiu ter participado do ato que, no sábado, incendiou pneus na base da estátua do bandeirante Borba Gato, em Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista.

Ao se apresentar na delegacia para prestar depoimento, Galo afirmou que o objetivo do ato foi chamar a atenção para a figura retratada no monumento. Bandeirantes, como Borba Gato, prendiam e escravizavam indígenas e negros ao desbravar territórios no interior do país no século XVII.

— O ato foi para abrir um debate. Em nenhum momento, foi feito para machucar alguém ou querer causar pânico. Agora, as pessoas decidem se elas querem uma estátua de 13 metros de altura de um genocida e abusador de mulheres — afirmou o ativista, antes de ter a prisão decretada.

A Justiça também determinou a prisão temporária de Gessica de Paula da Silva Barbosa, mulher de Paulo.

O advogado André Lozano, que atua na defesa do casal, afirmou que Paulo admitiu ter participado do ato e que vai continuar preso. Segundo ele, porém, Gessica não teve participação. A única ligação dela com o ato seria ser a titular do telefone usado por seu marido.

O ativista foi indiciado por associação criminosa, incêndio e adulteração de placa.

TL CONTA MAIS 

Em suas redes sociais, a deputada federal Natália Bonavides  (PT) prestou solidariedade a Borba Gato e ajudou a subir a hashtag #liberdadeparaGaloeGessica.

Em que pese a confissão do ativista como participante do ato, seus defendedores dizer que a medida extrapolou as consequências do crime praticado, que na opinião deles jamais poderia motivar uma prisão preventiva.

img_2874.jpg

4 thoughts on “Natália Bonavides critica prisão de ativista que incendiou estátua de Borba Gato

  • José

    Essa é uma adoradora de corruptos e agitadora comunista da pior espécie, está deputada, envergonhando o RN, em decorrência do analfabetismo e da burrice do povo que não para de eleger nulidades igual a ela e aos que fazem parte da quadrilha dela.

    Resposta
  • Deputada do “contra e do ” faz de conta”. Quando vejo q ganho tão pouco pra bancar uma pessoa dessa q ñ faz nada por nós…me dar insônia.

    Resposta
  • PedroArtur

    E crime deputada, ou so nao eh crime quando sao seus agitadores , para mim eh crime sendo os seus ou os de Bolsonaro , cadeia para esses bois.

    Resposta
  • observanatal

    Que ideia imbecil queimar as coisas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *