1 de maio de 2024
ABZ LAB

ABZ Tribuna do Norte segue soluções, ações e ideias para refletir no Dia do Meio Ambiente

195260285_227848945518812_2387451638192335274_n

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected] 

O Dia do Meio Ambiente é hoje, mas todo dia é dia do Meio Ambiente em ABZ Tribuna do Norte. A reflexão sobre o planeta e, muito especialmente, sobre o ser do planeta está sempre em diversos link e, muito especialmente, no ABZ LAB (veja o insta @abzlab). Partindo da compreensão sobre o que nós fazemos para que possamos viver em ambiente segundo um preceito ético de convivência instiga o olhar de ABZ LAB por ideias e soluções. A tarefa não é fácil no lema #abzconecta

FORÇA DA TERRA

O mês do Meio Ambiente começou com o start da coleção criada por Dona Josa – artesão símbolo do projeto Ciclos e Tramas – Conexão Entre Mulheres Caiçaras e Ribeirinhas – contemplado pela Lei Aldir Blanc. Em meio ao crescente número de pedidos, a artesã iniciou o criativo sobre juta com estampa de Costela-de-Adão e fios metalizados, fornecido pela Castanhal Têxtil. A produção deve ser conhecida durante a Feira Internacional de Artesanato do Rio Grande do Norte (Fiart/RN) e  Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) Fenearte – maior feira de artesanato da América Latina, realizada em Pernambuco. Dona Josa (foto 02) planeja apresentar peças de homewear em bordado de junco sobre juta em tramas de bordado e crochê. “O meu trabalho totalmente sustentável“, diz ao falar sobre projeto de pesquisa para embalagens. Após ganhar espaço em programa da TV Globo e revistas como L´Officiel, Dona Josa prova que o cuidado com o meio ambiente tem viabilidade econômica e atua como fator de pertencimento em comunidades tradicionais. Ou seja: cuidar do meio ambiente é pura vida.

196994780_1118281352027520_9014799763632534407_n

REFAZENDA

Com foco na sustentabilidade, a FARM tem investido em sustentabilidade. Refloresta (foto 04), coleção de inverno da grife, segue a trajetória de materialização do discurso.  Mais de 20% dos produtos de Refloresta – o equivalente a quase 130 mil peças – terão em suas composições matérias-primas de menor impacto ambiental, contra 15% da última coleção. A coleção também é a terceira da marca com o selo carbono neutro, reiterando seu compromisso no combate às mudanças climáticas. A marca, junto ao Grupo SOMA, acaba de se filiar ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), adotando a Agenda 2030 e se comprometendo a zerar emissões de carbono nos escopos 1 e 2 até 2030. No inventário de GEE da marca, mais de 80% da emissão da coleção vem da produção de suas matérias primas, considerado, escopo 3, cuja meta é chegar a zero até 2050. O Jeans re-FARM, a malha re-FARM, feita apenas com algodão brasileiro responsável e selo da Better Cotton Initiative. Além disso, o processo de amaciamento do tecido é feito com óleo da casca do arroz, um resíduo da agroindústria brasileira. Já a lavagem da malha é feita com detergente de casca de laranja e utiliza 60% menos água. O tingimento também possui ingredientes naturais com corantes vindos da natureza como anil (tom azul), urucum (tom laranja), clorofila (tom verde), carmim (tom vermelho) e cúrcuma (tom amarelo). Se aqui no Nordeste, tecido é sinônimo de “fazenda”, a grife carioca tem refeito bem a história. Qual a lição? Saiba como é desenvolvido o que consome. 

193725858_129862922484150_8696739930150766232_n

ORIENTE-SE 

Rever o acervo de tecidos de coleções anteriores tem sido uma solução usada por grifes internacionais e também no Brasil.  A Maria Filó  (foto 01) apresenta uma linha de quimonos com tecidos reaproveitados de coleções passadas. A ação faz parte do conceito reVISTA, frente da marca para iniciativas eco-friendly e que tem como objetivo o incentivo a novas formas de se vestir. “Começamos a trabalhar a sustentabilidade no sortimento de produtos da Maria Filó em 2018, com o lançamento da primeira edição de Hera, linha com baixo impacto ambiental e feita com fios reaproveitados, pensada para atender à mulher contemporânea com peças atemporais e shapes clássicos”, conta Roberta Ribeiro, diretora criativa da marca. Alguns dos highlights da linha são os materiais usados nas peças, compostos 70% por algodão e 30% por PET, ambos reciclados e que dispensam aditivos químicos. A coleção chega, hoje, nas lojas da grife e e-commerce.

xnes

VOLTEI, RECIFE

No sentido foodie e lifestyle, o bom café ganha atenção ao Meio Ambiente. A  Nespresso expande o programa Entrega Verde, sua solução de reciclagem em território nacional e adiciona a cidade de Recife, que a primeira do Nordeste a receber o programa Entrega Verde. Já presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre a logística reversa de cápsulas, é parte essencial para o ciclo sustentável dos cafés. O cliente faz o pedido e, no recebimento, já pode também entregar suas cápsulas usadas para reciclagem. Assim, a empresa constrói um ciclo que torna a reciclagem ainda mais prática e efetiva, tanto na linha doméstica quanto profissional, acaba de levar mais uma solução de reciclagem de cápsulas aos clientes de Recife! Com a Entrega Verde, é possível fazer uma compra pelo site, app ou telefone e devolver as cápsulas usadas para reciclagem no ato da entrega. Lembrando que, hoje, a Nespresso trabalha no Brasil com 100% dos cafés adquiridos de maneira sustentável e 100% de capacidade de reciclagem, que significa levar a cada consumidor Nespresso uma alternativa para coleta de resíduos. O que a gente achou? A ideia tem que chegar logo por aqui em Natal.

FARM _ Inverno 21 _ _U2A4284 (1)

SEMPRE PRESENTE 

Sempre atenta às soluções em torno do Meio Ambiente e empoderamento feminino, Arezzo dedicou espaço para exposição de peças  e costumização de sandálias a partir de oficina criativa sobre o trabalho de Dona Josa. “Nós temos o propósito de empoderar mulheres e contribuir com ações para o meio ambiente e melhora dos indicadores sociais. O Dia do Meio Ambiente é um dia de pensarmos o ser humano e como podemos impactar positivamente para a vida no planeta“, diz Patrícia Porto, franqueada da Arezzo. Titina Medeiros, atriz potiguar sensível aos movimentos por um mundo melhor, é fã da bolsa de biodegradável da linha ZZ Bio Arezzo. O que nos diz a imagem? Temos 365 dias do ano para exercitar o Dia do Meio Ambiente.

Fotos Divulgação

https://blog.tribunadonorte.com.br/augustobezerril/2021/06/04/abz-tribuna-do-norte-conecta-sobre-dia-do-meio-ambiente-labverde-desperta-sobre-amazonia/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *