1 de maio de 2024
NOVO NOW

Farm lança Futuro do Presente e explica os princípios sustentáveis do verão 21

FARM _U2A3558 cópiaPOR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

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O rastreamento do desenvolvimento do produto, antes um comportamento restrito a um grupo de consumidores, ganha poder de tendência. A grife carioca Farm lançou coleção Futuro do Presente comprometida em reduzir os impactos das mudanças climáticas. Lançar uma coleção nova nesse momento de mundo tão delicado é um desafio. Conversamos muito sobre todas iniciativas que já vínhamos trabalhando, desde então. As parcerias, as mudanças na matéria-prima das peças, os comitês de diversidade, a relação com os fornecedores… nos sentimos prontos para falar sobre isso, para abordar tudo isso em uma coleção que questiona o tempo presente como oportunidade de construir um futuro possível. Acreditamos no afeto e no cuidado com a natureza. É a partir disso que seguimos!”, conta Kátia Barros, diretora criativa da FARM.

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TRADUZINDO EM AÇÃO 

A coleção de verão 21 é a primeira coleção carbono neutro da FARM. Na prática, a marca pretende neutralizar 5.209 tCO2 – 5.359 árvores plantadas, espaço equivalente a 21 hectares. Associando esses dados a práticas de mobilidade, compensamos o equivalente a 26 mil viagens de carro movido a gasolina (Rio de Janeiro > São Paulo) ou a 5 mil viagens de avião (Rio de Janeiro > Nova Iorque). E como as árvores ajudam nisso? Elas fazem algo chamado “sequestro de carbono”, é a maneira de limpar o ar e eliminar elementos nocivos da terra, através da absorção do C02 e do armazenamento de carbono. Como fazer a ideia em ação? A grande novidade é que, pela primeira vez, a marca se compromete com as mudanças climáticas, calculando a emissão de gases de efeito estufa da sua coleção e se comprometendo com um grande projeto de reflorestamento: plantando 1.000 árvores por dia, todos os dias. São parceiros desta iniciativa o IDESAM – Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que também fez o cálculo da emissão dos GEEs da coleção, o SOS Mata Atlântica e o One Tree Planted, na Serra da Mantiqueira. Totalizando 140 mil árvores até 31 de dezembro.

MAIS 

Presente do Futuro  traz, novamente, as peças em cocriação com as mulheres do povo Yawanawa como destaque. Ao longo desses três anos de parceria, a FARM se uniu às lideranças Yawanawa, artistas e artesãs, representadas pelo Projeto RAUTIHU e pela Associação Sociocultural Yawanawa, para cocriar e fomentar a produção dessas peças, que são – todas – aprovadas por eles a partir da geração de renda para a comunidade, implantação de infraestrutura e empoderamento a projetos culturais locais. Com os lançamentos de 2020, os Yawanawa ganham mais uma etapa do seu projeto de reflorestamento além da instalação de pontos de internet em todas as suas aldeias que foi feita pré-quarentena.

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RESULTADO DO RESULTADO 

Além disso, o verão 21 celebra o aniversário de 1 ano da revisão de toda a linha de jeans da marca, que foi feita com o objetivo de reduzir ao máximo seu impacto ambiental. Hoje o jeans da FARM é 100% feito no Brasil, com algodão BCI e utilizando apenas químicos biodegradáveis certificados Green Screen, incluídos no gateway zdhc (zero discharge of hazardous chemicals) como químicos de baixo impacto ambiental. Sem poliéster ou elastano, ele também reduz a emissão de micro plástico dos produtos nas lavagens diárias pelas clientes. Toda cadeia de produção é no Brasil, o que reduz emissões de carbono com a logística local de pequenas distâncias e fomenta a indústria e a agricultura local.Com essas mudanças, a FARM estima que cada peça represente a seguinte redução de impacto: 47% do consumo de água. (86 garrafas de 500ml por peça) • 46% Do consumo de energia (130 cargas no smartphone por peça) • 36% De horas de trabalho (1 voo Rio -SP por peça) • 1,3 Quilos de CO2 (30 horas de uso de celular por peça). Entre as iniciativas a grife ampliou  linha re-FARM, uma das principais iniciativas de upcycling da marca. Entendeu o que significa #novonow? O futuro é agora.

Fotos Divulgação

https://blog.tribunadonorte.com.br/augustobezerril/2020/08/26/arthur-seabra-transforma-obras-de-arte-em-colecao-de-mascara-conta-covid-19/

 

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