3 de maio de 2024
DIA DAS MÃES

Livro e coleção de moda mostram poder da maternidade; ABZ Tribuna do Norte conta a história

Renata Vavolizza e Violeta sua filha e inspiração

POR AUGUSTO BEZERRIL 

@augustobezerril

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Seguindo o lema todo dia é “Dias das Mães”,  ABZ Tribuna do Norte mantém o olhar sobre a maternidade. Renata Vavolizza, de 40 anos, designer e empreendedora tornou-se mãe de Violeta, há exatos dois anos . Mesmo já trabalhando há 20 anos na área de design industrial, com 16 de experiência em moda, ela sentiu necessidade de compartilhar seus estudos sobre sustentabilidade, e assim surgiu “Design sustentável para a moda: uma abordagem sistêmica para a indústria têxtil e de confecção’, que teve  lançamento em 13 de maio, via Instagram da marca PePeLeTa, às 20h.“A obra aborda a sustentabilidade no universo da moda com embasamento científico e aplicação prática, comprovada com o surgimento da minha marca, a PePeLeTa”, detalha Renata, que como ‘bônus’ ainda oferece oportunidade a outras mães empreendedoras através da label.“O livro oferece um panorama extenso sobre o que é sustentabilidade na moda. Ele sintetiza a forma que a indústria trabalha e apresenta possibilidades concretas, a aplicação prática, de forma otimista. Conseguimos perceber que é possível projetar produtos e serviços através dessa área de conhecimento. É possível projetar o produto desde o seu nascimento até a sua desmaterialização de forma sustentável. Não é um sonho ou ideal distante. É um livro que te guia para o entendimento de que é possível fazer novos negócios, novos produtos e serviços para a moda, em que o sistema completo seja reprojetado, para que a gente não fique simplesmente repetindo as coisas só porque sempre foram feitas assim. Para se ter uma ideia, ainda temos práticas em indústrias vindas da época do início da Revolução Industrial. Ainda trabalhamos como uma visão repetitiva, sem questionar se poderia ser feito diferente”, revela.

Modelos Cris Malicheski (mãe emprendedora) e sua filha Nina 6

SIGA CRIANDO 

O  Dias das Mães 2021 , a marca lançou a Coleção Borboleta para atender as demandas maternas por uma moda com mais liberdade e inclusão. “Moda é comportamento e seguimos a identidade da produção das peças para as crianças. Falando das coleções da marca, fazemos questão de classificar por faixas etárias, que significam as fases da criança, como por exemplo, a Coleção Sapeca, para crianças de 1 a 3 anos, e a Coleção Espoleta (4,6,8 e 10 anos). O objetivo é fazer produtos que tenham a ver com os estudos de anatomia e desenvolvimento. Para as mães também seguimos essa linha”, explica Renata. “São produtos com a mesma lógica de raciocínio: com peças pensadas para a anatomia delas e para a liberdade, oferecendo possibilidades de utilização. Um lifesyle de praia, mas que possa estar em outros lugares, com um estilo mais livre, confortável. A ideia não é vestir mãe e filha iguais, mas preservar a identidade nos elementos criativos das peças. A maternidade nos muda, de muitas formas, inclusive fisicamente, claro. O que fazemos é dizer através das peças: “você não é a mesma, mas está tudo bem e é linda exatamente como é”, diz a designer.  Renata mostra que a experiência da maternidade pode revelar novos caminhos. #abzconecta 

Fotos Divulgação

 

 

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