27 de abril de 2024
Agentes de ViagemDestino regionalTurismo

Cabaceiras (PB) implanta a Rota do Couro

Você sabe o que é turismo de experiência? Trata-se de um nicho de mercado em ascensão que propõe uma nova forma de vivenciar a atividade turística, por meio de uma interação mais próxima e real com o local visitado, de modo a gerar experiências e aprendizados significativos e memoráveis.

É exatamente essa a proposta da Rota do Couro, que oferece ao turista uma imersão na história e na cultura do município de Cabaceiras, localizado no cariri paraibano.  

Fruto de uma iniciativa do Sebrae/PB, com o apoio da prefeitura municipal e de outros parceiros, o roteiro turístico está em fase de implantação e já oferece aos visitantes diversas atividades que demonstram na prática por que Cabaceiras é considerada uma referência nacional na produção de artesanato em couro.

Para isso, a rota inclui desde visitas ao curtume, onde o couro é recebido e começa a ser tratado, até as lojas e ateliês que comercializam os mais diversos tipos de artesanato produzidos a partir dessa matéria-prima.  

Ainda conforme o Sebrae, também integram a Rota do Couro as fabriquetas e oficinas que produzem sapatos, bolsas e outros produtos, incluindo a ‘Oficina de Saberes”, que ensina essa arte centenária do município para jovens aprendizes.

Em cada um desses locais, o turista pode não só acompanhar e interagir com os processos de fabricação, como também conhecer a história e as personalidades de cada lugar.  

Ao todo, são cerca de 20 empreendimentos que fazem parte do roteiro turístico, incluindo não só a cadeia produtiva do couro, como também locais para hospedagem e degustação da gastronomia local.

Para conhecer esses espaços, o turista pode optar por seguir apenas o roteiro do distrito da Ribeira, onde se concentra a maior parte da cadeia produtiva, percorrendo-o em um único dia, ou então seguir o roteiro de dois dias, com pontos de visitação nas zonas urbana e rural de Cabaceiras.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *