10 de maio de 2024
Turismo

Com estruturação do Sebrae, RN ganha Rota da Cerveja Artesanal

Traçar um roteiro turístico em que o principal atrativo seja pequenos empreendimentos produtores de cerveja artesanal para fomentar a venda dos produtos, ampliar a lucratividade das empresas e estimular a interiorização do turismo. Esses são alguns dos objetivos da estruturação da Rota da Cerveja Potiguar, um circuito de visitação às cervejarias artesanais lançado pelo Sebrae-RN ontem (14) para empresas de receptivo, empresários e imprensa especializada em turismo.

 
A integração com o turismo é uma forte tendência e é vista com entusiasmo pelos segmentos. Dados do 2º Censo Cervejarias Independentes, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), indicam que a tendência de integrar cervejarias ao turismo já atinge quase 50% dos empreendimentos do setor.

Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, não existe segmento mais representativo da pequena empresa do que as cervejarias artesanais, com pequenas fábricas e as dificuldades inerentes ao produto.

“Queremos apoiar e nos aproximar ainda mais desse segmento que consideramos muito importante no contexto do turismo. É um produto novo para o turismo, um nicho importante a ser explorado pelo turismo, resgatando histórias e tradições para o turista que quer conhecer e consumir as nossas cervejas”, afirma Melo.

A empresária (agência de receptivo Potiguar Turismo) e vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do RN – Sindetur, Decca Bolonha, elogiou a iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, acreditando na aproximação entre os pequenos produtores de cervejas artesanais e o trade turístico, sobretudo no turismo de sol e mar e também no interior do estado.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou que a estratégia das cervejarias artesanais integradas aos roteiros turísticos é o pontapé inicial para a efetiva interiorização do turismo no Rio Grande do Norte. “Essa iniciativa inovadora vai no movimento do Geoparque Seridó e tantos outros destinos com potencial para integrar essa rota”, avalia.

Os objetivos principais da Rota da Cerveja Potiguar são contribuir para a inovação da oferta e a interiorização do turismo, aproximando comercialmente os dois segmentos, que detêm grande potencial de geração de renda, oportunizando assim mais opções de atividades e, consequentemente, aumentando o tempo de permanência dos visitantes no destino.

“Fizemos um levantamento técnico para saber a capacidade de suporte, número máximo de pessoas que cada empreendimento pode receber, necessidade de reservas, experiência que oferecem e como se dá o acesso para veículos de turismo, por exemplo. Essas informações são imprescindíveis para o mercado do turismo conseguir comercializar o roteiro”, explica o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra.

Integram a Rota da Cerveja Potiguar as seguintes cervejarias:

Cervejaria 1920

Cervejaria Armorial

Cerveja Bacurim

Cerveja Benedita’s Beer

Cervejaria Black Sheep

Cervejaria Brejo Beer

Cervejaria Cabocla

Elétrica Cervejaria

Cervejaria Holanda

Cervejaria Hope Mundi

Cervejaria Mall

Cervejaria Nordestina

Cervejaria Raffe