12 de maio de 2024
Turismo

Expovivências, em Recife, abordará de forma on-line o universo do turismo criativo; veja detalhes do evento

turcri1

De olho na retomada do turismo, a Expovivências nasce como a primeira feira de turismo criativo do Brasil. Seguindo a mesma lógica de um evento convencional, com a única diferença de ser virtual, terá três ações acontecendo simultaneamente: showroom, capacitações com oficinas e palestras, além de rodadas de negócios envolvendo iniciativas de turismo criativo e empreendedores locais em diálogo com as principais operadoras de turismo e agências de viagem do Nordeste.

O evento será realizado de 24 a 26 de agosto, totalmente online. As inscrições são gratuitas e estão abertas no www.expovivencias.com.br. A Expovivências é fruto de uma articulação da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo – Recria com o Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB), a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav/PE), o Sebrae/PE e apoio da Empetur e da AD Diper.

Segundo o presidente do Recife CVB, Simão Teixeira, um dos efeitos da pandemia é uma demanda reprimida entre as pessoas de maior poder aquisitivo que querem sair de casa, mas não podem viajar para a Europa e os Estados Unidos, por exemplo. “É por isso que os empreendimentos de luxo estão todos lotados e os agentes de viagens estão com carência de novos produtos para apresentar aos clientes. Em paralelo, temos os pequenos empreendedores que não estavam conseguindo vender. Então, a Expovivências é a oportunidade perfeita para estabelecer novas conexões entre o agente de turismo e o turismo criativo, fortalecendo o turismo interno e de proximidade”, afirma.

O turismo criativo será, portanto, divulgado como ferramenta para o desenvolvimento e geração de negócios na retomada econômica. “Nosso objetivo é possibilitar o desenvolvimento sustentável, integrando todos os atores do ecossistema na oferta das imersões criativas no território. Hoje, o visitante não se contenta mais apenas com o turismo contemplativo. Ele quer vivenciar novas experiências e sensações. O turista não quer simplesmente ver o cortejo do maracatu. Quer construir o traje e sair pelas ruas do bairro ou participar da confecção dos pratos ao lado da chef, interagir com a comunidade”, completa Simão Teixeira.

turcri2

O evento proporcionará uma experiência digital completa com foco nas conexões e negócios, nas vivências, capacitações e no networking. São esperados mil participantes nos três dias de programação. Segundo a cofundadora do Recria, Karina Zapata, a feira irá conectar inovação e práticas criativas autorais com o mundo convencional do turismo. “O evento pretende fomentar a diversificação e a inovação da oferta turística no Nordeste, em atendimento ao novo perfil de viajantes que primam por autenticidade das experiências, aprendizagem de práticas criativas locais, diálogo com a identidade dos destinos, e relações humanas com significado e afetividade”, comenta.

A consultora Larissa Almeida, da Recria, reafirma o conceito de Turismo Criativo em que se propõe vivenciar o local a partir de experiências de aprendizagens autênticas, nas quais visitante e anfitrião interagem e cocriam a vivência. “O turismo criativo traz uma gama de possibilidades em um mesmo destino, o que possibilita uma capacidade de reinvenção muito grande. O turista é recebido em pequenos grupos pelo anfitrião, a pessoa que vive a expressão artística, a cultura e o ecossistema de um dado lugar. Então, a cada nova visita será uma experiência diferente”, reflete.

turcri3

Para o presidente da Abav-PE, Marcelo Waked, o ineditismo da feira entusiasma pelo aquecimento e diferenciação do mercado turístico. “Também nos motiva a possibilidade dos impactos sociais e da distribuição de riqueza produzidos em diversas comunidades e destinos turísticos brasileiros, onde pequenos empreendedores e iniciativas criativas poderão mostrar aos visitantes a melhor versão da força criativa existente”, afirma.

O turismo criativo é uma política pública no Recife e em Pernambuco, além de ter muito valor em todos os nove estados nordestinos. Antes de estabelecer a criação da Expovivências foram realizadas oficinas e encontros para debater o potencial do segmento. Em dezembro de 2020, durante reunião da Câmara Setorial de Turismo AD Diper, foi apresentado o Mapeamento Preliminar do Potencial de Turismo Criativo em Pernambuco. Em janeiro deste ano, aconteceu a Oficina de Integração: Novas Práticas Turísticas e Acesso a Mercado. Na sequência, em março, foram realizados dois Encontros de Negociação de Produtos, culminando na proposta de realizar a feira Expovivências para fortalecer ainda mais o turismo criativo.

PROGRAMAÇÃO EXPOVIVÊNCIAS:

Show Room – disponível durante todo o evento

Rodada de Negócios – Promoverá conexões entre compradores e expositores; A categoria de compradores terá a curadoria da ABAV, que irá convidar as principais agências do Nordeste.

DIA 1 – 24/08

09h30 – 10h – Boas-Vindas (Recria, Abav PE, Recife CVB e Sebrae PE)

10h – 11h30 – Palestra: O fantástico mundo do Turismo Criativo (Larissa Almeida, Karina Zapata e João Paulo/RECRIA)

14h – 15h – Palestra: Oportunidades e desafios da integração de iniciativas do turismo criativo no mercado tradicional das agências de viagens (Marcelo Waked/ABAV PE)

15h30 – 17h – Oficina: Como planejar experiências com as técnicas de turismo criativo (Cynthia Clause/CRIAtur, PE)

17h30 – 19h – Experiência: Triunfo em verso, canto e poesia. Anfitriã: Elis Almeida – Vem Pro meu Sertão.

DIA 2 – 25/08

10h – 12h – Oficina: Turismo Criativo – uma estratégia de negócio na cadeia de valor do turismo (Danylo Aguiar/Aguiar Gestão Criativa, PB)

14h – 15h – Palestra: Inovação e criatividade no turismo como oportunidade para os agentes de viagens (Lima de Campina/Quadrilhando, PB)

16h – 17h30 – Mesa Redonda: Aprendizagens do processo de aproximação comercial entre o turismo criativo e o turismo tradicional – o caso da Câmara Setorial do Turismo PE (Simão Teixeira/Recife CVB, Márcia Souto/AD DIPER, Mustafá Dias/ Setur Recife, Larissa Almeida/RECRIA, Marcelo Waked/ABAV PE)

18h30 – 19h30 – Experiência: Redescobrindo a cerveja – uma experiência sensorial pela bebida que você (acha que) já conhece. Anfitrião: Jayme Fonseca – Recife Beer Tour.

DIA 3 – 26/08

10h – 11h30 – Ações dos Patrocinadores (capacitações, vídeos, palestras)

14h30 – 15h30 – Oficina: Marketing Digital – como encontrar e conversar com seu cliente no mar da internet (Carol Paiva/Mandakaru Consultoria)

16h – 17h30 – Mesa Redonda: Resiliência – como se reinventar em tempos de pandemia. Cases de turismo que se adaptaram à nova realidade (Chef Negralinda/Instituto Negralinda, Juliana Brito/Catamarã Tours, Renata Gamelo/La Ursa Tours)

17h30 – 18h – Encerramento do evento

QUEM EXPÕE:

• Empreendedores de Turismo Criativo

• Patrocinadores

• Destinos Criativos

QUEM VISITA:

• Operadores

• Agentes de Viagem

• Jornalistas de Turismo

• Profissionais do Setor de Turismo

• Guias de Turismo

• Entidades do Trade

• Interessados no tema

Acompanhe pelo perfil no Instagram: @expovivencias