12 de maio de 2024
Turismo

Pesquisa Sebrae/FGV mostra que o Turismo foi a atividade que mais se digitalizou na pandemia

O Turismo é um dos segmentos que mais apresentou queda de faturamento desde o início da pandemia, porém foi o que mais se digitalizou para enfrentar as crises econômica e sanitária. De acordo com a 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 85% das empresas que atuam no Turismo se digitalizaram. O número é superior à média geral, de 67%.

“Com queda de faturamento registrada em 91% das empresas do segmento e com apenas 9% dos estabelecimentos funcionando da mesma forma que na pré-pandemia, a digitalização das micro e pequenas empresas do Turismo foi uma das saídas encontradas pelos empreendedores”, ressalta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O forte investimento no mundo digital fez com que 48% das empresas desse segmento tivessem mais da metade de seu faturamento proveniente do comércio eletrônico. A plataforma Whatsapp é a preferida pelos empreendedores que inseriram o mundo virtual nas suas vendas, com 84% de adeptos. Instagram e Facebook têm 54% e 51%, respectivamente. Apenas 23% dos negócios vendem por sites próprios.