28 de abril de 2024
Turismo

Plano de Retomada do Turismo do RN é entregue oficialmente à governadora Fátima Bezerra

Marcelo Queiróz (presidente da Fecomércio-RN e do Sebrae-RN) entrega o documento à governadora Fátima Bezerra
Marcelo Queiróz (presidente da Fecomércio-RN e do Sebrae-RN) entrega o documento à governadora Fátima Bezerra

Elaborado em maio, o Plano de Retomada do Turismo do Rio Grande do Norte foi entregue oficialmente hoje (2), totalmente finalizado, à governadora Fátima Bezerra. A reunião contou com a presença de autoridades e entidades ligadas ao trade turístico potiguar. O documento resultou de iniciativa liderada pela Secretaria Estadual de Turismo do RN, em parceira com o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac. Também participaram do Plano entidades como ABIH-RN, Sindetur-RN e Abrasel-RN, além do Sebrae-RN e a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (Suvisa-RN).

Ao todo, o projeto contempla seis fases e prevê 18 meses de atividades. O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac RN, atuou como facilitador, através de uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, bem como disponibilizando ferramentas de acompanhamento e medição de resultados, sobretudo no item biossegurança.

Autoridades e lideranças do Turismo do RN exibem o Plano
Autoridades e lideranças do Turismo do RN exibem o Plano

“Foi diante de um cenário extremamente preocupante que, ainda em maio deste ano, quando vivíamos o pico da Covid-19 no RN, o Sistema Fecomércio-RN e o Sebrae se prontificaram como parceiros do Governo do RN na construção deste Plano. Não medimos esforços para colaborar em ações e iniciativas que pudessem socorrer o setor do Turismo, criando um grande e inédito diferencial para o nosso destino”, comenta Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio-RN e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN.

O Senac criou três novos cursos online, que estão sendo ofertados mensalmente por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). São cursos direcionados aos profissionais que atuam nos segmentos de hotelaria, alimentos e bebidas, serviços receptivos, áreas de visitação e eventos. Até o momento, já foram disponibilizadas 1.300 vagas gratuitas. Já o Sebrae ofereceu consultorias subsidiadas e suporte técnico aos empreendimentos.

A governadora do RN, Fátima Bezerra, destacou a relevância da iniciativa. “Eu quero parabenizar a Fecomércio e todas as entidades por esse trabalho, feito em conjunto, nessa exitosa parceria. Sem dúvidas o Governo não conseguiria formular uma bússola tão consistente como esta que o Plano nos traz. Esperamos que a partir de agora consigamos retomar esse setor tão importante e, também para isso, a participação dessas entidades é fundamental, pois temos objetivos em comum: desenvolvimento para gerar emprego e renda no estado”, afirmou.