3 de maio de 2024
Turismo

Turismo brasileiro intensifica ações ambientais para a Copa do Mundo

O Ministério do Turismo finalmente está acordando para questões ambientais de sustentabilidade ao Turismo. Que bom, hein? Assinou ontem (13) uma parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O objetivo é estimular o uso sustentável dos recursos naturais no turismo.

O papel da pasta será disseminar práticas de sustentabilidade por meio da campanha Passaporte Verde, que estimula o consumo responsável e o uso racional de recursos naturais nos destinos turísticos. O ministério pretende ainda aproveitar os holofotes da Copa do Mundo 2014 para disseminá-las entre o grande público.

A campanha contempla as dimensões ambiental, sociocultural e econômica da sustentabilidade, estimulando a ecoeficiência em hotéis, operadoras, bares e restaurantes, valorizando as experiências culturais autênticas e a sociobiodiversidade, além de propor comportamentos sustentáveis para os viajantes.

Na primeira fase da campanha, o MTur vai usar o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) para convidar os empresários dos setores de alimentação, hospedagem, transportes, agências e parques temáticos, entre outros, para participar da campanha.

A campanha Passaporte Verde ganhará espaços nos centros de atendimento ao turista das 12 cidades-sede da Copa do Mundo e nos principais destinos turísticos do país. Além disso, serão realizadas ações de comunicação online, principalmente nas redes sociais. As ações previstas na parceria devem se iniciar em março e terão a Copa do Mundo como ponto alto.

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