27 de abril de 2024
Dicas

Cicloturismo, trilhas e aventura: conheça os roteiros turísticos alinhados à prática de atividade física

Roteiros que abrangem cicloturismo, trilhas e aventura são ideias para criar uma prática esportiva aliada ao prazer de conhecer novos lugares. Pegue sua garrafa de água, vista uma roupa confortável e adequada para o ambiente escolhido e venha com o Ministério do Turismo (MTur) postar o famoso “treino pago do dia”, em uma (ou mais) das diversas opções de atrativos turísticos do Brasil:

CICLOTURISMO — Uma maneira interessante de viajar pelo país é por meio do cicloturismo, pois o território brasileiro possui diversos caminhos para a prática desse esporte. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé passa por destinos como São Paulo e Minas Gerais. O trajeto, que possui aproximadamente 2.500 km, percorre belas paisagens em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira.

Outra opção para curtir o turismo sob duas rodas na “bike” (ou bicicleta, em português) é o Caminho de Cora Coralina. Passando por 8 povoados e 8 municípios do Goiás, a rota soma aproximadamente 300 km que podem ser feitas a pé, durante 13 e 15 dias, ou de bicicleta, em 4 a 8 dias. O percurso permite contemplar a natureza de Corumbá do Goiás e outra cidades da região, oferecendo riqueza de diversidade histórica, gastronomia e poesia.

Desenvolvido com sinalização de setas amarelas, placas orientativas e navegação por GPS, o Vale Europeu (uma rota de 300 km) é outro destino para os amantes do pedal. O percurso passa por estradas de terra e calçamento nas áreas rurais e urbanas e acompanha as belezas do litoral catarinense, vinhedos e praias. Dizem que lá é possível até conhecer famosos vinhedos e avistar as baleias Franca, na Rota das Baleias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *