28 de abril de 2024
GastronomiaRio Grande do Norte

Gastronomia é o principal segmento gerador de empregos na cadeia produtiva do turismo de Natal

A área de gastronomia detém o maior número de empreendimentos turísticos de Natal. Foto: Prefeitura de Natal.

Um mapeamento inédito realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura de Natal, no período de agosto a novembro do ano passado, pesquisou e mapeou 2.184 empreendimentos ligados ao setor em Natal. Seis segmentos prioritários foram mapeados: Meios de Hospedagem, Alimentação Fora do Lar, Agências de Turismo, Lojas de Artesanato, Equipamentos de Entretenimento e Lazer, e Bugueiros. O levantamento aponta as principais dificuldades encontradas na condução das atividades, como pandemia; falta de mão de obra qualificada; divulgação/marketing do destino; acesso ao crédito, entre outros fatores.

A área de gastronomia detém o maior número de empreendimentos entre os classificados na cadeia produtiva do turismo de Natal. Do total de 18,2 mil empregos formais gerados pelo setor, os empreendimentos de alimentação fora do lar respondem por 57,85% das ocupações, seguidos dos meios de hospedagem, que empregam 4.454 trabalhadores.

O levantamento aponta ainda fatores na cidade que afetam de forma negativa o desempenho das empresas, como por exemplo estrutura da orla, limpeza urbana, policiamento, iluminação pública e saneamento. A pesquisa também mapeou a intensão de adesão ao passaporte natalense para determinados segmentos, bem como a proposta do voucher digital para a categoria de buggy turismo.

A proposta é estruturar um inventário, contendo informações estratégicas para o setor, para criação de políticas públicas e ações que fortaleçam uma das principais bases econômicas da cidade. O estudo faz parte do Termo de Fomento firmado entre a Secretaria Municipal de Turismo de Natal e o Sebrae, e levantou os números dos negócios formais da capital potiguar em bairros previamente selecionados pela equipe técnica das duas instituições.

“Esses dados são importantes para o planejamento das ações, tanto do Sebrae quanto da prefeitura, pois o estudo aponta algumas necessidades desses segmentos pesquisados. Mostram a importância do turismo para a nossa capital”, explica o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra.

Yves Guerra apresentou os números do levantamento. Fotos: Joana Lima

Alguns dados do mapeamento

  • Agência de Turismo – 37 equipamentos
  • Loja de artesanato – 287 equipamentos
  • Bugueiros – 181 equipamentos
  • Gastronomia – 1362 equipamentos
  • Hospedagem – 229 equipamentos
  • Lazer e entretenimento – 88 equipamentos
  • Total – 2184 equipamentos

Durante o evento, o diretor superintendente do Sebrae-RN destacou as parcerias já estabelecidas com a Prefeitura do Natal, entre elas a Loja do Empreendedor na zona norte de Natal. Sobre o mapeamento, Zeca Melo afirma: “Agora, temos informações para determinar as nossas ações e projetos e assim vamos estabelecer no Sebrae projetos específicos, de acordo com os resultados desse mapeamento e montar as estratégias e as ações de mercado com base nas informações”.

De acordo com a secretária municipal de Turismo de Natal, Ohana Fernandes, o estudo deverá nortear o planejamento das ações por parte do poder público municipal de forma assertiva.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson, os dados contidos no diagnóstico podem representar uma bússola para orientar o direcionamento dos investimentos feitos pela iniciativa privada com mais segurança, o que permitirá planejar a entrada em áreas de maior potencial de crescimento e em novos nichos de mercado.

Destaques
*No total, 2.184 empreendimentos foram mapeados, nos quais destacam-se os seguintes dados:
*O setor gera 18.242 empregos, sendo o setor de AFL o que mais emprega com 10.563, seguido de hospedagem com 4.454 colaboradores
*Número de leitos: 19.262
*Números de Unidades Habitacionais: 9.947

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *