27 de abril de 2024
HospedagemPipaSustentabilidade

Turismo responsável: Pousada Xamã, na Praia da Pipa, recebe selo internacional

A Pousada Xamã, uma das hospedagens mais bem avaliadas do Rio Grande do Norte e integrante do Movimento Preserve Pipa, recebeu o selo internacional de turismo responsável da Green Destination durante a conferência Green Destinations Latino América 2023. O selo, chamado DEL Turismo & Good Travel Seal, foi concedido pela fundação holandesa Green Destination em reconhecimento às práticas sustentáveis da pousada.

A Pousada Xamã se destaca por suas iniciativas responsáveis que contribuíram para a conquista do selo. Entre elas, ressaltam-se:

  1. Energia solar: A Pousada Xamã utiliza painéis solares para suprir uma parte significativa de sua demanda energética.
  2. Horta orgânica: A pousada valoriza a sustentabilidade e a saúde, fornecendo alimentos orgânicos frescos, livres de conservantes e agrotóxicos para hóspedes e colaboradores.
  3. Coleta seletiva e reciclagem: A pousada possui um sistema de coleta seletiva e estabeleceu parcerias com o movimento Preserve Pipa para garantir o encaminhamento adequado dos resíduos para reciclagem.
  4. Ponto de coleta de pilhas e baterias: A Pousada Xamã disponibiliza um local específico para o descarte correto de pilhas e baterias, evitando que sejam descartadas de forma inadequada no lixo comum.
  5. Canudos e utensílios reutilizáveis: A pousada adotou o uso exclusivo de canudos e utensílios reutilizáveis, contribuindo para a redução do consumo de plástico.
  6. Amenidades biodegradáveis: Os shampoos e sabonetes fornecidos pela pousada são biodegradáveis, ou seja, se decompõem naturalmente sem causar danos ao meio ambiente.
  7. Biodigestor: A Pousada Xamã conta com um biodigestor que processa todo o lixo orgânico gerado, produzindo um fertilizante biológico utilizado nas plantas do ambiente.
  8. Biogás: Parte do gás utilizado na cozinha da pousada é proveniente do biodigestor, contribuindo para a redução da emissão de gases.

A conferência Green Destinations Latino América 2023 foi organizada pela FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) em parceria com o Instituto DEL e ocorreu na cidade catarinense de Bombinhas, que foi selecionada como uma das 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis do Mundo.

Além do reconhecimento concedido à Pousada Xamã, o município de Tibau do Sul também revalidou sua certificação Green Destination, que reconhece destinos empenhados em trilhar o caminho da sustentabilidade. Após submeter sua candidatura para a certificação de 2023, a Secretaria de Turismo de Tibau do Sul recebeu o reconhecimento prata, tendo sido avaliada e aprovada em 84 critérios relacionados à sustentabilidade.

Vale destacar que Tibau do Sul já havia sido o primeiro destino da América Latina a receber essa premiação em 2020, o que reforça seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A certificação Green Destination é um reconhecimento global concedido a destinos turísticos que adotam práticas sustentáveis em todas as suas atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *