28 de maio de 2024
Rio Grande do Norte

Turismo responsável: Preserve Pipa é finalista em premiação internacional

Com o case da “Garrafa de água Preserve Pipa”, fabricada com redução de 20% de plástico e 100% de energia limpa, o Movimento de empresários da principal região turística do Rio Grande do Norte, Preserve Pipa, é finalista do 3º Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, na categoria “Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos”. A decisão foi anunciada hoje, 14 de março, pela organização da WTM Latin America, o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina.

A iniciativa divulga as ações do setor de viagens e turismo, reconhecendo publicamente as iniciativas mais inspiradoras e replicáveis em turismo sustentável e responsável, com o objetivo principal de promover mudanças positivas em toda a indústria de viagens e turismo. A escolha das categorias foi pensada para que abordassem os temas mais urgentes para a conservação do meio ambiente, inclusão e diversidade, desenvolvimento econômico justo e promoção das relações entre turistas e seu destino de viagem.

A garrafa Preserve Pipa faz parte de uma série de ações de proteção ao meio ambiente realizadas pelo movimento a fim de garantir a proteção das belezas naturais que atraem visitantes de todo o mundo. “Nosso objetivo é alcançar a sustentabilidade total. Acreditamos que sem o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos, eles estão fadados ao desaparecimento. Estamos sempre pensando em inovar conscientemente dentro do nosso destino”, explicou o cofundador do Movimento Preserve Pipa, Wanderson Borges. 

Para a realização do projeto, o Preserve buscou parceria com a empresa potiguares Ster Bom e com a Associação dos Catadores de Recicláveis de Arez, AMAREZ, que recolhe garrafas para reciclagem e possui certificado de rastreabilidade. Essa rastreabilidade consiste em uma certificação de que o Movimento garante o encaminhamento dos materiais recicláveis para destinos ambientalmente corretos. A estimativa é desviar do aterro sanitário pelo menos meia tonelada de resíduos por mês.

De acordo com o cofundador do movimento, o reconhecimento pela WTM é uma grande conquista para o destino e para o turismo sustentável de todo o mundo. “Estamos muito felizes com o reconhecimento e desejamos que o prêmio engaje e conecte mais pessoas e empreendedores em prol do tripé: sustentabilidade ambiental, econômica e social. Estamos à disposição para compartilhar a nossa experiência e aprendizados com esse turismo cada vez mais integrado com a natureza, que estamos praticando na região da Praia da Pipa”, finalizou.

O corpo de jurados é formado por profissionais latino-americanos de renome em diferentes áreas – agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas e formadores de opinião –, o corpo de jurados leva diversos aspectos em conta para definir os finalistas e, posteriormente, os vencedores em seis categorias diferentes. Os principais critérios são originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta.

Como finalista, o Movimento Preserve Pipa receberá uma das premiações, ouro ou prata.  A cerimônia oficial de premiação acontece durante a WTM Latin America, em Abril de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *