17 de maio de 2024
Sem categoria

Quinto: Perfil do candidato José Luiz Carlos de Lima

Confira o perfil do candidato ao Quinto Constitucional de José Luiz Carlos de Lima

Caro (a) Colega Advogado(a)
Como é por demais sabido, o escopo fina- lístico do nosso sistema constitucional, quan- do estabeleceu a participação de Advogados no corpo dos Tribunais, é o de democratizar o Poder Judiciário, flexibilizá-lo, multifacetá- -lo, evolvê-lo d’algumas posições estáticas, aproximá-lo das transformações sociais, para que seja caixa de ressonância do corpo social.
O advogado é a faceta mais combativa da Comunidade Jurídica: é ele o mais abnegado pregoeiro do Estado Democrático de Direito; seu mais despropositado propulsor; incan- sável agente da transformação social, indis- pensável à administração da Justiça, no sábio dizer constitucional; necessário aos regimes democráticos como o sal à terra, adversário de todos os déspotas; persona non grata em todos os arbítrios; linha divisória entre o Es- tado Democrático de Direito e a exceção.
Sou advogado militante há dezesseis anos. Fui Professor da Faculdade Mater Christi, em Mossoró, lecionando a Disciplina “Processo Civil” e escreví, pela Editora Atlas, o Livro “Medidas Liminares no Processo Civil”, pre- faciado pelo eminente Jurista Ministro José Augusto Delgado, dando, assim, humilíssi- mo – mas sempre necessário – contributo às letras jurídicas.
Tenho por escopo, em vindo a integrar o Colendo Tribunal de Justiça, democratizar acentuadamente o acesso dos jurisdicionados e precipualmente dos colegas advogados àque- le Sodalício, maximizar a interação da Corte com todos os segmentos sociais, com ênfase na relação com as Universidades, importan- tes pólos de construção e reprodução do saber jurídico. Peço-lhe me conceda a honra de re- presentá-lo(a) no Tribunal de Justiça, na vaga da (nossa) advocacia, classificada por Voltaire como “a mais bela das profissões.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *