18 de março de 2024
Sem categoria

Inovação e sustentabilidade marcam o 77º Coptrel em Natal

WhatsApp Image 2019-11-08 at 14.35.44

Os presidentes de todos os Regionais Eleitorais do país se reuniram em Natal para participar do 77º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel), edição que encerra os encontros do ano de 2019. Ao longo do evento sediado pelo TRE-RN, inovação e sustentabilidade foram as temáticas que nortearam as discussões dos representantes da Justiça Eleitoral. A solenidade de abertura aconteceu na noite de quinta-feira (7), no Plenário do Regional do RN. Além dos presidentes, diversas autoridades prestigiaram o início das atividades, como os ministros Emmanoel Pereira e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, representando o Conselho Nacional de Justiça e a presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

“Abrir as portas de nossa cidade para receber o último encontro dos presidentes, diretores-gerais e assessores de comunicação dos Tribunais Eleitorais do país antes da chegada de 2020 é antes de tudo o coroamento para um ano marcado por desafios e conquistas. Sediar esse encontro é mais um fato marcante para Justiça Eleitoral do RN. Estamos às vésperas do ano eleitoral de 2020 quando os brasileiros de 5.570 municípios irão voltar às urnas para escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que no quadriênio seguinte irão definir a vida de cada cidadão e conduzir os caminhos das municipalidades”, comentou o presidente do TRE-RN, desembargador Glauber Rêgo.

Com auditório lotado, ainda foram recebidos pelo presidente do TRE-RN e pelo vice-presidente e corregedor do Regional potiguar, Cornélio Alves, o presidente do TJRN, em exercício, desembargador Virgílio Macêdo Júnior, o corregedor geral de Justiça, desembargador. Amaury Moura e seus pares, Zeneide Bezerra, Judite Nunes, Vivaldo Pinheiro, Gilson Barbosa, a governadora do estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, representantes do legislativo estadual e municipal, magistrados que compõem a Corte Eleitoral norte-rio-grandense, entre outras autoridades. Momentos culturais abrilhantaram o evento. O artista plástico mossoroense Carlos Careca registrou nos pincéis a solenidade de abertura. A tela que foi pintada ao vivo foi doada para o TRE-RN para compor o acervo de artes da Justiça Eleitoral potiguar.

A sustentabilidade também ganhou foco no 77º Coptrel. Antes da abertura oficial, os presidentes participaram do plantio de uma muda de ‘Oiti em frente à sede do TRE-RN’. A ação encerra o primeiro ciclo do projeto ‘Plante a Democracia’, lançado pelo Regional potiguar no dia 4 de outubro para marcar a contagem regressiva para as Eleições 2020. O presidente do TRE-RN e o presidente do Coptrel, Desembargador Carlos Padin, conduziram o momento do plantio. O ‘Plante a Democracia’ durante esse mais de um mês de ações, promoveu e incentivou o plantio de mudas de árvores nativas da região nas sedes dos cartórios eleitorais do RN. A um ano das eleições, o projeto representou também uma maneira de sinalizar ao eleitor que, tal como o plantio das mudas, o voto pode ser a semente de algo maior que, uma vez lançado em solo fértil, irá florescer, frutificar, transformar.

O segundo dia de atividades segue norteado pelo eixo temático “Inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral”, alinhado com o que de mais moderno acontece no Brasil e no mundo. Exposições dos regionais eleitorais, palestras com os ministros Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (STJ) e Luiz Alberto Gurgel de Faria (STJ), com o jornalista Gaudêncio Torquato e muita troca de experiências dão continuidade ao 77º Coptrel. Além disso, o encontro ainda propicia uma experiência na “Sala de Inovação”, um local que o TRE-RN reservou para apresentar os projetos executados na Residência em Tecnologia da Informação, uma iniciativa do Regional potiguar pensada para trazer soluções tecnológicas para os serviços da Justiça Eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *