15 de maio de 2024
Turismo

MTur lança segunda fase do Desafio Turistech Brasil

O Ministério do Turismo lançou esta semana a segunda versão do Desafio Turistech Brasil, projeto que tem em parceria com o Wakalua Innovation Hub, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Sebrae.

A novidade desta edição é que a competição está mais ampla. Deixa de ser exclusiva para startups e passa a aceitar projetos acadêmicos, de empresas e destinos. As melhores startups serão associadas ao Wakalua Innovation Hub e disputam uma viagem a Madri (Espanha) para um programa de treinamento.

A proposta tem como objetivo o estímulo à inovação em turismo no Brasil, visando melhoria na competitividade do setor nacional, por meio da transformação digital de organizações públicas e privadas. O projeto prevê, ainda, a instalação de um hub dedicado ao setor no país.

As startups e projetos de Destinos, Academia e Empresas poderão se inscrever em uma das seguintes temáticas:

Digitalização de negócios e destinos turísticos; Personalização de Experiência; Destinos inteligentes; Marketing digital/promoção de destinos; Impacto Social/Ambiental; Turismo em áreas naturais; Experiência do turista digital; Nomadismo Digital; Vistos e controle de acessos; Domótica e automatização; Inserção digital de pequenos negócios; Desenvolvimento sustentável; Economia circular; Gestão e operação inteligente; e Economia Criativa no Turismo.

Os projetos podem ser relacionados com quaisquer pontos da cadeia de valor do turismo, podendo ser destinados ao turista, empresas, setor público, academia ou comunidades.

A avaliação dos projetos será realizada por líderes do turismo e da inovação no país. A seleção será anunciada no final de novembro. A competição será totalmente on-line e as inscrições devem ser feitas no site até 1 de novembro.