1 de maio de 2024
Turismo gastronômico

MTur lança cartilha e websérie sobre Turismo Gastronômico

O Ministério do Turismo (MTur) deu mais um passo para ampliar o segmento gastronômico no Brasil e anunciou o lançamento de dois produtos voltados ao tema: uma websérie e uma Cartilha Técnica sobre Roteirização em Turismo Gastronômico. Os materiais tem como objetivo auxiliar gestores e profissionais que já atuam ou desejam atuar no segmento de turismo gastronômico a criarem e desenvolverem rotas, roteiros ou experiências nos diversos destinos turísticos brasileiros.

Realizado por meio de uma parceria entre Ministério do Turismo (MTur) e Instituto Federal de Brasília (IFB), os materiais são produto do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. Com a estruturação e divulgação da cartilha e da websérie, é esperado que rotas, roteiros e experiências gastronômicas sejam ampliadas, uma vez que a gastronomia brasileira é um dos quesitos que melhor ilustram identidade do país e constitui fator de atração de visitantes, sendo um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros que visitam o Brasil.

Na Cartilha Técnica (CLIQUE AQUI e acesse), gestores e profissionais encontrarão um verdadeiro guia sobre como estruturar roteiros gastronômicos. A cartilha mostra aos leitores como a gastronomia e a cultura alimentar podem impulsionar o desenvolvimento turístico de uma região, fazendo com que eles pensem e criem um roteiro desde o zero.

De forma prática e com linguagem simples, o material traça um plano de rota, explica como tirar um roteiro de turismo gastronômico do papel e leva o leitor a aplicar o roteiro na prática, trazendo exemplos de sucesso que servem como inspiração e um verdadeiro passo a passo para a criação de um roteiro.

Já na websérie de Roteirização do Turismo Gastronômico (CLIQUE AQUI e acesse), o gestor ou profissional de turismo contará com três capítulos que são uma verdadeira aula sobre a roteirização de um atrativo gastronômico.

O primeiro episódio será momento de entender os principais conceitos e estratégias para desenvolver roteiros de turismo gastronômico nos destinos. Já no segundo momento da série, o interessado vai avançar nesses conceitos e conhecer alguns exemplos de roteiros.

O terceiro finaliza mostrando o restante dos casos de sucesso e leva o gestor ou profissional a colocar a “mão na massa” e trabalhar pelo seu roteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *