28 de abril de 2024
Sem categoria

TRT 11 condena Correios a indenizar funcionário por falta de segurança adequada

SP - CORREIOS/RECURSOS - ECONOMIA - Fachada da loja dos Correios na Rua Haddock Lobo, na capital paulista, na   tarde desta terça-feira (29).  O governo não tem recursos e não fará   injeção financeira nos Correios, disse ontem, 28, o ministro da Ciência,   Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab. Para ele, a solução   para a companhia é cortar ainda mais despesas, além daquelas que já foram   reduzidas.   29/03/2017 - Foto: KEVIN DAVID/A7 PRESS/PAGOS

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi condenada a pagar R$ 20 mil de danos morais a um empregado após a agência em que ele trabalhava ser alvo de dois assaltos em dez dias — e que acabou fechada em decorrência da falta de segurança. A decisão foi da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AMRR).

O tribunal levou em consideração o entendimento de que a empresa que não implementa medidas de segurança compatíveis com o risco da atividade desempenhada deve indenizar seus funcionários por colocá-los em perigo.

No julgamento do recurso dos Correios, que buscava a reforma total da sentença de origem, a relatora salientou a responsabilidade da empregadora quanto à garantia de segurança no estabelecimento.

Ao rejeitar os argumentos da recorrente, a desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa salientou que o Estado tem o dever de prestar segurança à coletividade, mas as instituições que lidam com manuseio e guarda de valores também devem adotar mecanismos para proteção e integridade física e moral de seus trabalhadores, com o intuito de minimizar o risco da atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *