2 de maio de 2024
Sem categoria

Depressão não se enquadra como doença que gera estigma, diz TST

DEPRESSÃO

Apesar de ser uma doença grave, a depressão não se enquadra como doença estigmatizante ou que gere preconceito. Com esse entendimento, a 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou pedido de reintegração feito por um trabalhador que alegou ter sido demitido por apresentar quadro de depressão.

O relator do recurso, ministro Caputo Bastos, explicou que, de acordo com a jurisprudência do TST (Súmula 443), a dispensa de empregado portador do HIV ou de outra doença que suscite estigma ou preconceito é presumidamente discriminatória.

No caso, no entanto, considerou que a depressão, embora seja uma doença considerada grave, “apta a limitar as condições físicas, emocionais e psicológicas de uma pessoa”, não se enquadra nessa definição. Assim, seria necessário ao empregado demonstrar a conduta discriminatória da empresa, a fim de ter reconhecido o direito à reintegração.

One thought on “Depressão não se enquadra como doença que gera estigma, diz TST

  • Junior faro

    Nós do Instituto Medite, estamos felizes por poder apresentar à VOCÊ AFILIADO, o MÉTODO ÚNICO, que virou febre nos EUA para controlar a Ansiedade, Depressão e obter a FELICIDADE, triplicar sua PRODUTIVIDADE, VITALIDADE e experimentar a VERDADEIRA ALEGRIA, IMEDIATAMENTE!

    Acesse o link: http://bit.ly/superandoadepressaonovatecnica

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *