28 de abril de 2024
Sem categoria

Desembargadora tem artigo publicado por revista do TST

A conceituada Revista do Tribunal Superior do Trabalho já está circulando com um artigo de autoria da desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, do TRT da 21ª Região. “O conceito de tempo de sobreaviso e as tecnologias da comunicação” trata das inovações tecnológicas e a recente alteração do artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho.

Confira dois trechos retirados do artigo da desembargadora:

 

“As inovações que a Terceira Revolução traz às tecnologias de informação e comunicação resulta em transformação dos conceitos de tempo e o espaço, pela destruição da coincidência entre ambos e o da primazia de que gozava o espaço. A possibilidade das relações entre pessoas fisicamente distantes da interação face a face modifica esses elementos como base para a realização da atividade social. (…) Nesse quadro, o trabalho em domicilio ganha novo significado e, com ele, o trabalho a distância, realizado fora do ambiente da empresa, se intensifica pelo uso dos meios telemáticos e informatizados”

“O trabalho a distância é o que se realiza fora do ambiente da empresa e das vistas ou controle direto e imediato do empregador. Com o desenvolvimento das novas tecnologias e sua utilização na execução do trabalho, surgiu o teletrabalho, que é realizado com o aparato tecnológico e se destacou por sua crescente adoção nas relações de produção. As discussões sobre sua implementação surgidas com a renovação da anterior modalidade trazem para o centro da cena o trabalho a domicílio que ficou suplantado no modeo fordista de produção.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *